O Porto de Vitória pode voltar ao mapa dos cruzeiros nacionais já na próxima temporada, com uma escala teste da MSC. A novidade foi revelada pela subsecretária de turismo do Espírito Santo, Simone Carvalho Trancoso Modolo nesta quarta-feira (30), durante um dos painéis do evento “Cruzeiros Marítimos: O Momento É Esse”, realizado pela CLIA Brasil em Brasília.
A parada ainda não está confirmada, e depende da realização de investimentos por parte da capital do Espírito Santo. “Tem que fazer um estudo de batimetria, ondas e ventos e fazer uma simulação de embarque e desembarque”, contou Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil, ao Portal WorldCruises.com
Batimetria é o estudo da profundida do mar na região do porto. O estudo é necessário para a operação comercial, e é expresso cartograficamente por curvas batimétricas.
Maiores detalhes em relação a escala – como data e navio – ainda não estão confirmados. A logística da parada, no entanto, já está confirmada, e será diferente da que era utilizada anteriormente. O navio não irá atracar no porto da cidade, como de praxe. Em vez disso, ficará fundeado na Baía de Vitória, e desembarcará seus passageiros via tender.
O local de fundeio já está definido, e existem duas possibilidades de píeres para os tenders. “Fora da ponte, ele fundeia ali perto do Shopping Vitória, e pode fazer o desembarque tanto no píer que fica atrás do shopping como na Praça do Papa”, explica Ferraz.
O presidente da entidade ainda destacou o apoio da Secretária de Turismo, e do Governo do Estado do Espírito Santo.
Histórico e temporada 2017/2018
O porto de Vitória já teve movimento considerável de cruzeiristas, sendo utilizado inclusive como porto-base pela Pullmantur e Ibero Cruceros. A última vez que isso aconteceu foi na temporada 2011/2012, quando o Grand Holiday, da Ibero, realizou cruzeiros rumo ao Nordeste a partir da cidade.
Desde então, Vitória vem recebendo escalas pontuais de navios em cruzeiros internacionais. Na temporada 2017/2018, verá apenas duas visitas de navios de cruzeiro. Dois navios da Seabourn, o Quest e o Sojourn passarão pelo porto capixaba. O primeiro faz escala em 22 de novembro, enquanto o segundo o faz em 21 de janeiro.
Operando cruzeiros de luxo, os navios são gêmeos e tem capacidade para cerca de 450 passageiros cada.
Florianópolis também no radar
Outro destino que pode ganhar escala teste na próxima temporada é Florianópolis. A capital catarinense encontra-se em situação semelhante à de Vitória.
Para poder receber um navio na temporada 2018/2018, o destino precisa fazer batimetria de seus entornos e regularizar os seus píeres. “Isso tem que acontecer nos próximos dois meses, se não, não vai dar tempo de fazer a escala teste”, disse Ferraz.
Assim como Vitória, Florianópolis já foi escala regular dos cruzeiros na temporada brasileira, mas aos poucos foi saindo dos roteiros. Diferentemente da capital capixaba, no entanto, a cidade catarinense não recebeu embarcações há vários anos.
Texto (©) Copyright Daniel Capella | Imagens (©) Copyright Erik Azevedo e Daniel Capella