Uma das mais tradicionais companhias marítimas do mundo, a Cunard Line inaugurá um novo navio em 2022. Como parte das comemorações do aniversário de 50 anos do Queen Elizabeth 2 (desativado em 2008), a companhia inglesa assinou um contrato com o estaleiro Fincantieri para a construção da nova embarcação.
Com 113,000 toneladas e capacidade para até 3,000 passageiros, o navio será o quarto da frota Cunard, que atualmente conta com o Queen Mary 2, o Queen Elizabeth e o Queen Victoria. A entrada em operação do novo navio marcará a primeira vez desde 1998 que a frota da Cunard terá quatro navios simultaneamente.
No geral, será o navio de número 249 a navegar sob a bandeira da Cunard Line. Com mais de 175 anos de história, a companhia fundiu-se com a famosa White Star Line, em 1934. Hoje é a única a realizar rotas transatlânticas no Atlântico Norte com regularidade.
Ainda sem nome, o novo navio terá design baseado nos dois mais recentes navios da frota, o Queen Victoria (de 2007) e o Queen Elizabeth (de 2011). Seu projeto será baseado na classe Piannacle, da Holland America Line (HAL). Fazem parte dessa classe o Koningsdam, o Nieuw Statendam e um terceiro navio ainda sem nome, que entrará em operação pela HAL em 2021.
Tanto a Cunard Line quanto a HAL são parte do grupo Carnival Corporation.
Fincantieri construiu 2/3 da frota atual da Carnival Corp
O estaleiro italiano Fincantieri construiu 63 navios para a frota atual da Carnival Corporation. O número corresponde à quase 2/3 da frota das nove marcas da empresa, que é o maior conglomerado de cruzeiros do mundo.
Com o novo navio da Cunard, outras nove embarcações serão construídas nos próximos anos. Da frota da companhia inglesa, apenas o QM2 não veio do estaleiro italiano. Com unidades por toda a costa italiana, o Fincantieri é uma empresa estatal.
Texto (©) Copyright Daniel Capella | Imagens (©) Copyright Cunard Line