O Queen Elizabeth 2 se transformou em um hotel em Dubai

0

 

Após 10 anos de espera, o ex-transatlântico da empresa britânica Cunard está finalmente fixado em seu destino. O Queen Elizabeth 2 foi finalmente transformado em um hotel flutuante em Dubai, onde o trabalho de transformação do navio foi concluído.

Lançado em 1967 no Reino Unido, o Queen Elizabeth 2 tem 293,5 metros de comprimento e 32 metros de largura. Este navio  que realizou por muitos anos o serviço transatlântico, escalou 710 vezes em Nova York e transportou, ao longo de sua carreira, nada menos que 2,5 milhões de passageiros. Ele foi substituído no serviço transatlântico em 2004 pelo Queen Mary 2. Após ter sido desarmado em 2008, ele foi vendido pela Cunard para Dubai, que o adquiriu por 100 milhões de euros para convertê-lo em um hotel flutuante. Palm Jumeirah. Mas esse projeto fracassou, com os investimentos sendo brutalmente desacelerados dentro do emirado árabe após a crise de 2008.

Projetos alternativos nasceram então. Em outubro de 2013, a empresa QE2 Holdings, posando como a nova proprietária do QE2, anunciou que o estaleiro Cosco Zhoushan, China, foi selecionado para transformar o velho navio em um hotel flutuante. Uma profunda renovação deveria ser iniciada, a idéia é que o navio sempre poderia se mover por seus próprios meios para transitar entre os principais portos asiáticos. Mas aqui também, este projeto terminou em fracasso.

Enquanto a ameaça de uma pesada multa pairava sobre o velho navio, o emirado de Dubai finalmente financiou a restauração do navio. Este projeto é menos ambicioso do que o planejado originalmente, mas pode salvar esse pedaço de patrimônio marítimo. Não retomará o mar, no entanto, as hélices foram removidas e as âncoras soldadas.

No local, é indicado que o lançamento do navio, em doca seca no estaleiro Dubai Dry Docks, esta planejado rapidamente. Tudo o que resta é o trabalho de pintura, o interior do QE2 já foi renovado. O liner será instalado em Port Rashid, onde será desenvolvida uma grande Marina. Foi onde o antigo terminal de cruzeiros do emirado foi localizado, sendo transferido para um novo local.

 

Fonte/adaptação: Mer et Marine

Imagem: Cunard Line

 

 

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui