Royal Caribbean compra Silversea por 2 bilhões de dólares

0
Silver Cloud, um dos navios originais da frota da Silversea

A Royal Caribbean Cruises adquiriu hoje participação majoritária na Silversea Cruises, companhia de cruzeiros de luxo e expedição sediada em Mônaco. Até então de propriedade privada, a Silversea era controlada pela família italina Lefebvre.

Em um contrato que totaliza 2 bilhões de dólares, a Royal Caribbean passou a controlar 66.7% das ações da empresa, que opera uma frota de nove navios. O atual proprietário da Silversea, Manfredi Lefebvre D’Ovidio ainda poderá receber 472,000 ações da Royal Caribbean como pagamento. Para isso, precisa que metas pré-estabelecidas em contrato sejam atingidas.

O investimento representa a entrada da Royal Caribbean em dois novos nichos do mercado de cruzeiros, o de luxo e o de expedição. Enquanto suas concorrentes NCL, Genting Hong Kong e Carnival já atuam no mercado de luxo com marcas inteiramente dedicadas ao nicho, a Royal Caribbean será a primeira das grandes companhias de cruzeiro a atuar no mercado de expedições.

O comando da Silversea não irá mudar com a aquisição, com Roberto Martinoli mantendo seu papel como CEO e Manfredi Lefebvre D’Ovidio permanecendo como presidente executivo.

A Silversea tem dois navios em encomenda no estaleiro italiano Fincantieri, da Itália. Nomeado Silver Moon e Silver Dawn, os navios entrarão em operação em 2020 e 2021, respectivamente.

Silversea foi fundada em 1994

A Silversea Cruises surgiu em 1994, com a encomenda de dois navios construídos especificamente para cruzeiros de luxo, o Silver Cloud e o Silver Wind. A companhia foi idealizada por Antonio Lefebvre d’Ovidi, um célebre jurista e professor de direito italiano.

Lefebvre já havia experiência na indústria de cruzeiros, após adquirir participação na italiana Sitmar Cruises em 1988. A companhia de cruzeiros premium acabou, entretanto, sendo vendida para o grupo P&O Princess no ano seguinte.

O filho de Antonio, Manfredi esteve envolvido nos negócios da família desde jovem, a princípio gerenciando a operação dos navios. Ele passou a controlar a companhia como presidente em 2001.

Em 2008, a Silversea lançou cruzeiros de expedição de luxo, com a compra do Prince Albert II. Desde então, outros três navios de expedição foram acrescentados à frota.

A Silversea atua em todo o mundo, incluindo a Antártica, as Ilhas Galápagos e o Mar de Bering. No total, seus navios escalam mais de 1,000 portos ao redor do globo. Os roteiros incluem também escalas em portos brasileiros. Em 2020, o Silver Shadow passará por Itajaí, Paraty, Búzios, Rio de Janeiro, posteriormente segue para Salvador e Recife. Todas as escalas acontecem entre fevereiro e março.

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella 

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui