O menor e mais antigo navio da frota da P&O Cruises irá se despedir da companhia britânica em 2019. A notícia foi divulgada pela companhia no fim do mês passado. Lançado em 1995, o Oriana se despede da P&O em agosto do próximo ano.
Uma das mais tradicionais companhias de cruzeiro britânicas, a P&O é parte do grupo Carnival e não especificou qual será o destino da embarcação após a saída da frota. Especula-se que o navio possa ter sido vendido para uma nova companhia chinesa.
Com capacidade para cerca de 1,800 passageiros em ocupação dupla, o Oriana foi o primeiro navio de cruzeiros da P&O projetado especificamente para o mercado britânica. Antes, a companhia – que tem cerca de 180 anos de tradição – havia projetado apenas um navio de cruzeiros. Inaugurado em 1972, o Spirit of London foi, no entanto, projetado com o mercado norte-americano em mente.
De estilo tradicional, o Oriana foi projetado como herdeiro do Canberra, o mais célebre e famoso navio da frota da P&O em todos os tempos. Os projetistas do navio embarcaram no Canberra e estudaram o navio intensamente para reproduzir suas principais características. Dois anos após a entrada em operação do Oriana, o Canberra foi aposentado, em cerimônia que contou com a presença do Canberra.
O nome Oriana é emprestado de outro navio histórico da P&O. Inaugurado em 1959, o SS Oriana operou até 1986 pela Orient Lines, empresa de navegação que foi absorvida pela P&O em 1966.
Cruzeiros só para adultos
O Oriana opera cruzeiros só para adultos, aceitando apenas passageiros maiores de 17 anos. O Arcadia é o outro navio da frota que opera neste padrão. A partir de abril do próximo ano, no entanto, o Aurora também passará a ser exclusivo para adultos. Dessa forma, a frota seguirá com duas embarcações do tipo.
A mudança ocorrerá após o navio passar por uma reforma em doca-seca. Durante a estadia em estaleiro, o Aurora receberá nova áreas e terá seus espaços voltados a crianças e adolescentes transformados em bares e lounges adicionais.
Inaugurado em 2000, o Aurora é um dos mais tradicionais navios da frota. Com capacidade para 1,874 passageiros, tem médio porte e costuma navegar pelo Norte da Europa e Mediterrâneo.
Segundo a P&O Cruises, a mudança reflete também extensa pesquisa com seus passageiros. “Todos nossos navios oferecem nossos elementos tradicionais de culinária, serviço e ótimos destinos. Entretanto, a P&O Cruises prima pela escolha. Nossos passageiros podem escolher entre uma fantástica gama de opções atividades bem como clubes infantis em nossos navios voltados à famílias ou preferir a paz e a serenidade de nossos navios só para adultos”, disse Paul Ludlow, vice presidente senior da P&O.
Outros quatro navios da frota seguem sendo opção para as famílias britânicas. O Britannia, o Azura, o Ventura e o Oceana seguem oferecendo atrativos e atividades para todas as idades.
Entre as maiores e mais novas da frota, essas embarcações possuem clubes infantis, variedade de piscina, quadras, clubes de adolescentes e mais.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright P&O Cruises