O primeiro navio a chegar no Brasil nesta temporada teve suas escalas alteradas. Pouco após partir em cruzeiro de volta ao mundo da Alemanha, o AIDAaura passou por problemas técnicos e teve de passar quase uma semana atracado nas llhas Cabo Verde.
Enquanto navegava no Atlântico Norte, o navio sofreu uma falha elétrica que danificou cabos de energia dos geradores. Não houve incêndio, nem risco aos passageiros e tripulação, mas a transmissão de energia para áreas como a cozinha principal foi comprometida.
O navio da AIDA Cruises realiza um cruzeiro de 117 noites, com ida e volta a Hamburgo.
A geração de energia seguiu inalterada, com os geradores operacionais e a propulsão funcionando. O ar condicionado e todos os outros sistemas do navio também seguiram operando normalmente. A tripulação, no entanto, optou por não seguir viagem enquanto a situação não fosse totalmente resolvida.
Para o conserto, foi preciso aguardar a chegada de novos cabos, além de técnicos, vindos da Alemanha. Assim, o navio seguiu atracado no primeiro porto que visitou após o problema, Mindelo.
O AIDAaura só seguiu viagem no dia 21, após atracar no dia 18. A previsão era de que o navio seguisse viagem no mesmo dia.
Escalas no Brasil são modificadas
O porto seguinte para o navio da AIDA Cruises era Salvador, onde a embarcação deveria atracar no dia 22. Com a falha, no entanto, o navio deve chegar à capital baiana apenas no dia 25, três dias após a data original.
Por consequência, a escala no Rio de Janeiro, que aconteceria entre os dias 24 e 25 também será modificada. Ainda não está confirmado o itinerário revisado do cruzeiro, que visitaria a América do Sul, a Oceania e a África.
A passagem pelo Píer Mauá deve ser mantida, mas provavelmente será reduzida para apenas um dia.
Tripulação encontra alternativas na ausência da cozinha principal
Durante a estadia em Mindelo, a tripulação teve de buscar soluções alternativas para suprir a falta da cozinha principal. Com aproximadamente 1,000 passageiros a bordo, a AIDA reservou restaurantes em terra para seus passageiros, que puderam fazer refeições nas casas locais sem custo adicional.
A companhia também promoveu churrascos nos decks externos do AIDAaura, principalmente durante o dia.
Inaugurado em 2002, o navio tem cerca de 42,000 toneladas e realiza sua primeira volta ao mundo.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Kieler Nachrichten) / Imagens (©) Copyright Moonik, Daniel Capella e AIDA Cruises