Zenith passa a navegar pela Peace Boat em 2020

1
Zenith é o único navio a ter navegado com os três logos diferentes da Pullmantur

Deixando a frota da Pullmantur em 2020, o Zenith passará a ser operado pela Peace Boat Organization. A novidade foi confirmada pela Cruise Industry News hoje. 

A organização não governamental japonesa assumirá o navio já em janeiro do próximo ano. Assim como o Ocean Dream, único navio da companhia, o Zenith realizará regularmente longas viagens de volta ao mundo, partindo do Japão. 

Os cruzeiros são classificados como um ‘mix de aprendizado para a vida inteira, atividades de amizade internacional e turismo’ pela Peace Boat. 

Ocean Dream, que opera pela companhia atualmente

Com o Zenith e o Ocean Dream, a Peace Boat terá uma frota de duas embarcações pela primeira vez em sua história. A companhia surgiu nos anos 80, com o objetivo de organizar viagens educacionais para sensibilizar o público internacional e construir conexões entre grupos que trabalham para a paz, direitos humanos, proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.

Desde então a ONG operou diversos navios, incluindo clássicos como o The Topaz, sempre, entretanto substituindo-os quando adquiria novas embarcações.

O Zenith é o terceiro navio a ser vendido para os japoneses pela Pullmantur. Em 2009, a companhia espanhola vendeu o Oceanic para a Peace Boat. Depois, em 2012, o próprio Ocean Dream deixou a companhia, seguindo para a organização, substituindo o mesmo Oceanic. 

“Os roteiros do segundo Peace Boat serão cruzeiros de três meses ao redor do mundo. O navio oferecerá a base de passageiros da companhia um navio maior e mais moderno, permitindo a Peace Boat aumentar ainda mais seu alcance na Ásia. O primeiro cruzeiro começará em Abril de 2020 e os itinerários serão anunciados em breve”, disse a organização à CIN. 

O Ocean Dream foi inaugurado em 1982 e tem capacidade para cerca de 1,000 passageiros em ocupação dupla. Já o Zenith transporta 1,828, também em dupla. 

Zenith encerra carreira de mais de dez anos na Pullmantur

Zenith em sua temporada no Brasil, ainda com as cores originais da companhia

O Zenith é atualmente o navio que opera há mais tempo pela Pullmantur. Construído na Alemanha para a Celebrity Cruises, o navio está na frota da companhia espanhola desde 2007. Nesse período, navegou em praticamente todos os destinos de atuação da marca, incluindo o Brasil e América do Sul. 

Realizou um total de oito temporadas na região, com embarque nos portos de Santos, Buenos Aires e Itajaí. Na maior parte do período, foi dedicado a mini-cruzeiros de três e quatro noites pelo Sul e Sudeste, mas também chegou a realizar viagens mais longas para o Prata e para o Nordeste. 

Histórico das Temporadas

Em suas primeiras temporadas locais, foi fretado pela CVC, que trouxe o navio ao Brasil em substituição ao Blue Dream. A entrada do navio na frota da Pullmantur também tem relação com o navio. 

Quando adquiriu a Pullmantur Cruceros em 2006, a Royal Caribbean Cruises decidiu que iria utilizar o Blue Dream e seu gêmeo Blue Moon, até então parte da frota da companhia, em uma nova marca premium. Assim, definiu dois navios navios para substituí-los na Pullmantur: Zenith e Empress. 

A Royal Caribbean vendeu o controle da Pullmantur em 2016. Pouco antes, em 2014/2015 o Zenith se despediu do Brasil. Posteriormente foi transferido para a frota da filial francesa da Pullmantur, a CDF – Croisières de France.

Retorno à Pullmantur em 2017 e, nos últimos anos, vinha navegando no Caribe, Mediterrâneo, Norte Europeu e Ilhas Canárias. A companhia anunciou que pretende substituí-lo por um navio maior e mais moderno, sem, no entanto, revelar mais detalhes.

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Daniel Capella e Peace Boat (Ocean Dream)

Compartilhar

1 Comentário

  1. Olá amigo,

    O Zenith, com certeza fez a alegria de muitos cruzeiristas por anos, no entanto, pelo tempo de operação, não tem como competir com os gigantes que estão sendo lançados no mercado pela MSC, costa, etc. Os avanços tecnológicos e de sustentabilidade das novas embarcações suplantam as ferramentas disponíveis no Zenith que deixará sim, muita saudade.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui