Dois navios da Ponant irão visitar o Rio de Janeiro nos próximos dias para desembarque de passageiros. Retornando de expedições rumo a Antártica, as embarcações não foram aceitas nos portos onde originalmente finalizariam seus cruzeiros.
De acordo com a companhia, tanto o L’Austral como o Le Boreal estão encerrando suas temporadas no polo sul e não conseguiram atracar em Montevideo, no Uruguai; Valparaíso, no Chile; e Ushuaia, na Argentina. Dessa forma, ambos mudaram o rumo para o Brasil, que segue com a maior parte de seus portos abertos para os cruzeiros.
O L’Austral já está no Rio de Janeiro, após chegar na tarde deste domingo (22/3), enquanto o Le Boreal deve chegar até o próximo dia 26.
No total, os navios irão desembarcar cerca de 500 passageiros, incluindo franceses, belgas, suíços, americanos e australianos. Os hóspedes devem retornar às suas casas em voos arranjados pela própria Ponant. De acordo com a companhia, nenhum dos passageiros dos navios apresenta sintomas da COVID-19.
Além dos dois navios da companhia francesa, o Rio de Janeiro recebe no momento o MSC Sinfonia, que está na cidade desde que saiu de serviço no dia 16 de março.
Ao redor do mundo, a Ponant está arranjando outras operações de repatriação. Até o momento, cerca de 1,000 passageiros do Le Lyrial, Le Láperouse, Le Champlain e Le Bougainville já foram mandados de volta para casa. Os navios operavam na África do Sul, Seychelles, Caribe e Austrália.
Com sede na França, a Ponant opera cruzeiros de expedição bem como de luxo em todo o mundo. Atualmente, a frota da empresa é composta por 12 navios, incluindo três em construção.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com info de Seatrade) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella