Apesar de estarem com operação suspensa em todo o mundo, os navios de cruzeiro continuam visitando o Porto de Santos.
Nesta quinta-feira (19/3), o Concais realizou a operação de desembarque dos últimos passageiros que ainda estavam a bordo antes da parada temporária. Com sua próxima viagem – uma travessia rumo a Europa – cancelada, o MSC Seaview havia partido para um cruzeiro de 3 noites no último dia 16 e agora está oficialmente fora de serviço.
Anteriormente, nos dias 17 e 18, o terminal havia desembarcado os passageiros finais de outros dois navios, o Costa Fascinosa e o MSC Poesia. Os dois também suspenderam seus serviços de forma oficial após a operação em Santos.
Os três navios, no entanto, permanecem na cidade e por tempo indeterminado. No momento, a Praticagem de Santos prevê a saída do MSC Seaview e do MSC Poesia mas sem definir data ou confirmar as manobras. O Costa Fascinosa, por sua vez, tem previsto um retorno ao cais do Armazém 25, onde fica o Concais.
O navio está fundeado na barra desde a tarde da quarta-feira, quando deixou o mesmo berço. Na ocasião, já fora de operação comercial, a embarcação da Costa Crociere abriu espaço para o MSC Poesia que, com passageiros, aguardava para atracar desde as primeiras horas da manhã.
MSC Musica navega rumo a Santos
Outro navio que deve passar pelo Porto de Santos nos próximos dias é o MSC Musica. Desde dezembro, a embarcação da MSC Crociere realizava temporada a partir de Buenos Aires, na Argentina.
Assim como o restante da frota da companhia italiana, o navio já não está em operação comercial. Seu último cruzeiro foi encerrado na capital argentina nesta semana, após mais de 30 horas de atraso. A viagem, que fez escalas no Brasil, partiu de Buenos Aires no dia 7 e deveria ter terminado na mesma cidade na manhã do dia 16.
Quando chegou ao porto portenho, no entanto, o MSC Musica não foi autorizado a atracar. Quando finalmente recebeu o sinal verde para entrar no porto, já no dia 17, o navio não teve sua operação autorizada imediatamente, sendo submetido a novos protocolos de segurança sanitária.
Após avaliação e preenchimento de formulários, os passageiros só puderam deixar e embarcação após as 17h no horário local.
Agora, de acordo com a Santos Port Authority, o MSC Musica deve visitar Santos no dia 21. A escala não estava originalmente prevista na programação do navio e não teve sua razão revelada pela MSC.
Considerando que nenhuma das embarcações que se encontram na cidade siga viagem até lá, o MSC Musica se tornará o quarto navio de cruzeiro em Santos neste sábado.
Enquanto isso, o MSC Sinfonia segue atracado no Rio de Janeiro após deixar Itajaí no último domingo (15/3). Os outros dois navios que realizavam a temporada brasileira regular, MSC Fantasia e Costa Pacifica, já se encontram em águas europeias.
Texto (©) Copyright Daniel Capella/ Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Bruno Pricoli