Cinco navios de cruzeiro estão em Santos nesta quinta-feira (9/4). Fora de serviço desde março, as embarcações estavam na América do Sul antes do surto do novo coronavírus na região e não tem previsão de partida.
Costa Fascinosa
O primeiro a chegar foi o Costa Fascinosa, da Costa Crociere. Agora com casos confirmados de COVID-19 a bordo, o navio encerrou seu último cruzeiro no dia 17 de março. Desde então permanece em Santos, alternando períodos atracado no Armazém 25 e ancorado na barra.
Originalmente, o Fascinosa deveria realizar cruzeiros no Brasil até o próximo dia 14. Na data, partiria para a Europa em travessia de 19 noites rumo a Gênova, na Itália. Agora, segue em quarentena até o dia 16 de abril.
O período em isolamento, no entanto, ainda pode ser estendido. De acordo com a Anvisa, a cada novo caso registrado a bordo, o período de quarentena de 14 dias é reiniciado.
O próximo cruzeiro programado para o navio parte em 6 de junho, na Europa. Com 7 noites, a viagem tem ida e volta à Copenhagen, na Dinamarca, e visita os Fiordes Noruegueses.
Neste momento está atracado em frente ao Concais.
MSC Poesia
O MSC Poesia foi o segundo a chegar, em 18 de março. Naquele dia, encerrou seu último cruzeiro da temporada – uma viagem de 3 noites sem escalas. Após partir no dia 15, a embarcação da MSC Crociere deveria ter realizado um itinerário de 7 noites rumo ao Prata.
O itinerário previa paradas em Punta del Este e Montevideo, no Uruguai; além de Buenos Aires, na Argentina. No entanto, devido a restrições nestes países, todas as paradas foram canceladas e o navio acabou retornando a Santos antes do previsto.
Pouco depois o último cruzeiro da temporada, que partiria em 22 de março, também acabou cancelado assim como a travessia atlântica rumo à Europa. Com 23 noites, a viagem partia de Santos no dia 29 de março e passava por seis países antes de chegar à Alemanha no dia 21 de abril
Agora, sua próxima viagem prevista ocorre apenas em 30 de maio. No dia, o navio parte de Copenhagen, rumo ao Báltico em cruzeiro de 7 noites.
No momento, o MSC Poesia encontra-se fundeado na barra, junto aos outros navios da MSC.
MSC Seaview
O MSC Seaview foi o último navio a desembarcar passageiros em Santos. O maior navio da temporada cumpriu toda a sua temporada sem cancelamentos, encerrando seu último cruzeiro no dia 19.
O mini-cruzeiro, que partiu no dia 16, acabou não tendo paradas devido ao fechamento dos portos de escala, mas ocorreu sem maiores alterações. O navio da MSC Crociere teve, no entanto, sua travessia rumo à Europa anulada.
A viagem de 16 noites deveria ter sido iniciada no dia 19 e tinha como destino final o Porto de Barcelona, na Espanha. Em vez de realizar a viagem, tem alternado períodos ancorado na barra e atracado no porto de Santos.
Nesse momento, está fundeado junto a seus companheiros de frota Musica e Poesia. O próximo cruzeiro previsto para o Seaview parte de Barcelona no dia 30 de maio. A viagem pelo Mediterrâneo tem 7 noites e escalas na Itália e França, além da própria Espanha.
MSC Musica
O MSC Musica chegou a Santos no dia 21 de março, após encerrar sua temporada na Argentina. O navio da MSC Crociere realizou embarques apenas em Buenos Aires desde que chegou à América do Sul no final do ano passado.
No entanto, com o fechamento dos portos argentinos enfrentou problemas para encerrar seu último cruzeiro e acabou seguindo para Santos. Desde então encontra-se alternando períodos atracado e fundeado na cidade. Neste momento, está ancorado junto ao MSC Seaview e o MSC Poesia.
O navio teve duas viagens pela América do Sul canceladas, a última saída da temporada e a travessia atlântica rumo a Europa. A primeira partia de Buenos Aires no dia 17 e visitava o Brasil em 9 noites. Já a travessia atlântica deveria ter partido da Argentina no dia 25, com destino à Veneza, na Itália.
Com a parada global da frota da MSC, o Musica só deve voltar a navegar comercialmente em 31 de maio. Na data o navio tem previsto embarque em Veneza, para cruzeiro de 7 noites rumo às Ilhas Gregas e Montenegro.
Scenic Eclipse
Pela primeira vez em Santos, o Scenic Eclipse está atracado no Armazém 33 há cerca de uma semana. Considerada um mega-yacht de luxo, a embarcação da Scenic Tours estava em temporada no extremo sul da América quando teve seus cruzeiros cancelados.
O último cruzeiro do navio começou no dia 5 de março, em Ushuaia, na Argentina. De lá, o Eclipse rumou para a Antártica, navegando também pela Passagem de Drake, as Ilhas Shetland do Sul e o Canal Lemaire. A viagem, que foi vendida como um pacote de 16 noites, incluía também parte aérea e terrestre, com hospedagem em Buenos Aires.
Após ser recusado por portos na Argentina e desembarcar seus passageiros em Montevideo, o navio seguiu para o Brasil. Em Santos desembarcou passageiros e abasteceu. Ainda na tarde desta quinta-feira deve seguir para a Europa. Até o momento, tem previsão de partida às 16h rumo a Gibraltar.
Todos os cruzeiros do Scenic Eclipse foram cancelados até o dia 15 de abril desde ano.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella