A MSC Crociere atualizou seu status operacional nesta quinta-feira (4/6). Além de estender em cerca de 15 dias a parada de sua frota devido à pandemia de COVID-19, a companhia italiana reforçou sua programação para 2021.
Os itinerários para o próximo ano, que já haviam sido anunciados anteriormente, sofreram algumas alterações. As mais relevantes estão relacionadas à atraso na entrega de navios em construção. Com o cronograma dos estaleiros afetado pelo novo coronavírus, o MSC Virtuosa teve sua entrada em operação atrasada em quase 8 meses, enquanto o MSC Seashore precisará de cerca de 2 meses extras para ficar pronto.
Além disso, a companhia revisou itinerários do MSC Fantasia, do MSC Lirica, do MSC Armonia e do MSC Divina – que agora oferecerá cruzeiros a partir de Port Canaveral, nos EUA. O porto na zona central da Flórida fica próximo à Orlando e será utilizado pela MSC pela primeira vez.
Extensão da Pausa Operacional
Sem operar desde meados de março, a frota da MSC ficará parada até, ao menos, o fim do próximo mês de julho. A decisão de cancelar mais cruzeiros foi tomada levando em consideração os desafios da pandemia e com restrições significativas de viagens ainda em vigor em muitas regiões, de acordo com a companhia.
Os hóspedes afetados receberão um Crédito de Cruzeiro Futuro (FCC). Com ele, será possível transferir o valor total pago pelo cruzeiro cancelado para outro cruzeiro de escolha – em qualquer navio, em qualquer itinerário – até o final de 2021.
A carta de crédito poderá ser resgatada a partir de 21 de junho e utilizada no agendamento de novo cruzeiro em momento conveniente.
Adicionalmente, todas as reservas atuais para cruzeiros com partida entre 1 de agosto e 31 de outubro de 2020 estão agora cobertas pelo Programa de Cruzeiros Flexíveis. A inciativa da MSC Cruzeiros permite que os hóspedes remarquem seus cruzeiros para uma data futura até 48 horas antes da partida e seu cruzeiro original. No caso de pacotes Fly & Cruise, a solicitação tem de ser feita até 96 horas antes da partida do voo. O novo cruzeiro deve partir até dezembro de 2021.
Temporada de 2021 está totalmente confirmada
“Embora hoje tenhamos tomado a difícil decisão de estender a paralisação das operações de todos os nossos navios, é importante que também olhemos adiante”, disse Gianni Onorato, CEO da MSC Crociere, em comunicado à imprensa. “Sabemos que nossos clientes estão sonhando em viajar e desejam planejar suas férias para o próximo ano. Por esse motivo, também confirmamos nossa temporada completa de verão de 2021 no hemisfério norte”, acrescentou.
“No curto-prazo, nossos navios retomarão as operações somente quando for a hora certa, em fases e por região, e seguindo as orientações das autoridades nacionais e internacionais de saúde e outras autoridades reguladoras, e com o apoio de um novo protocolo operacional especialmente focado em saúde e segurança, que anunciaremos em breve. Dessa forma, gradualmente, todos os nossos navios retornarão ao mar até o início da nossa temporada 2021 de verão no hemisfério norte”, concluiu Onorato.
Até o fim do próximo ano, a frota da MSC contará com 19 navios, incluindo os recém-lançados MSC Virtuosa e MSC Seashore.
Classe Seaside no Mediterrâneo Ocidental
Durante o verão europeu de 2021, os três navios da classe Seaside estarão juntos no Mediterrâneo pela primeira vez. De acordo com a companhia, os navios dessa classe foram projetados para clima mais quente, com mais espaço ao ar livre e ambientes perfeitos para quem deseja desfrutar da luz do sol e da vista para o mar.
Antes previsto para junho de 2021, o MSC Seashore entrará em operação em 1 de agosto de 2021. O atraso foi causado pelo fechamento temporário do estaleiro Fincantieri, onde o navio se encontra em construção, devido à pandemia de COVID-19.
Entre junho e agosto, o MSC Fantasia cobrirá temporariamente os itinerários do Seashore, que passam passam pelos portos de Gênova, Nápoles, Messina, Malta, Barcelona e Marselha. Os hóspedes afetados receberão um crédito a bordo de € 100 pela alteração.
Também partindo de Gênova estarão o MSC Seaview e o MSC Seaside – que navegará no Mediterrâneo regularmente pela primeira vez. Os navios realizarão cruzeiros de sete noites, com escalas em países como Espanha, França e Itália.
A partir de agosto de 2021, o MSC Fantasia passará a realizar um novo itinerário de sete noites que marcará o retorno da MSC Cruzeiros à Tunísia, com parada em La Goulette. O roteiro ainda inclui escalas em Marselha, Barcelona, Palermo e Civitavecchia.
Outros cruzeiros, com duração que varia entre nove e 12 noites também estão disponíveis partindo de Gênova. No final do verão europeu, o MSC Poesia, por exemplo, parte para o Marrocos, Ilhas Canárias, Madeira e Portugal bem como Grécia e Israel.
Novo itinerário no Mediterrâneo Oriental
No Mediterrâneo Oriental, o MSC Lirica passará a oferecer embarques no porto de Trieste, no norte da Itália. O navio substitui o MSC Fantasia, que antes ficaria baseado na cidade. O novo itinerário do Lirica inclui também partidas de Veneza, com escalas em Zadar, Dubrovnik e Split, na Croácia; Kotor, Montenegro e Corfu na Grécia.
Além disso, o MSC Musica, o MSC Orchestra, o MSC Opera e o MSC Sinfonia oferecerão itinerários de sete noites, também partindo de Veneza, com escalas nas Ilhas Gregas, Montenegro e Croácia.
MSC Virtuosa estréia com itinerários no Norte da Europa
Antes previsto para 2020, o MSC Virtuosa agora estreará no Norte da Europa. Quarta unidade da classe Meraviglia, o navio deve entrar em serviço em 8 de maio, com temporada partindo do porto alemão de Kiel. Os roteiros visitam os fiordes e as Capitais Bálticas, e também oferecem possibilidade de embarque em Copenhagen, na Dinamarca.
Os fiordes noruegueses e as Capitais Bálticas também podem ser visitados em itinerários de sete a 14 noites programados para o MSC Splendida. O navio da classe Fantasia ainda oferecerá cruzeiros de 10 e 11 noites pelo Cabo Norte.
Já o MSC Magnifica terá Southampton, no Reino Unido, como homeport e oferecerá itinerários de sete noites para os fiordes da Noruega, 14 noites para as Capitais Bálticas ou Mediterrâneo. O navio ainda faz viagens de 12 noites para as Ilhas Canárias e de sete noites para Hamburgo, Rotterdam, Zeebrugge e Le Havre.
Outro navio que estará na área é o MSC Preziosa, com itinerários para Irlanda, Islândia, Cabo Norte, e Spitzbergen.
Caribe com novo porto-base
Após estrear no Caribe no último ano, o MSC Meraviglia ficará baseado em Miami durante todo o ano em 2021. O navio original da classe Meraviglia parte da cidade todos os sábados, enquanto o MSC Armonia oferecerá novos mini-cruzeiros de três e quatro noites rumo às Bahamas.
Os itinerários incluem parada na ilha particular da MSC, a Ocean Cay. O navio da classe Lirica também partirá de Miami, às segundas e sextas-feiras. Antes, o MSC Armonia tinha roteiros programados a partir de Tampa.
Também realizando cruzeiros no Caribe durante todo o ano, o MSC Divina será o primeiro navio da MSC Cruzeiros a ficar baseado em Port Canaveral, na Flórida. O novo porto-base está localizado a cerca de 2h de Orlando, importante destino turístico norte-americano.
Partindo de Canaveral, o Divina oferecerá uma mistura de cruzeiros de três, quatro e sete noites com partida aos domingos e quintas-feiras.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de MSC) / Imagens (©) Copyright MSC e Daniel Capella
Hoje, 07/06 o site da MSC Crociere italia, vendendo seguintes cruzeiros:
Grandiosa 11/7 – saindo de Marselha
Lirica 11/7 – saindo de Siracusa
Opera 11/7 – saindo de Bari
Magnifica 11/7 – saindo de Bari
Quem está certo o CEO ou o site?
Qual o itinerario do Seaview,partindo 28/3 de Porto Canaverl at´e Marselha?