A japonesa Peace Boat Organization adquiriu um novo navio para a sua frota. A embarcação, maior e mais moderna, substituirá as duas que são atualmente operadas pela organização sem fins lucrativos.
O anúncio foi feito pela Japan Grace, responsável pela parte marítima da Peace Boat. A empresa irá substituir o Zenith e o Ocean Dream com um único navio, batizado Pacific World. Com 77,000 toneladas, o navio tem capacidade para 2.419 passageiros e foi classificado como moderno.
A Japan Grace ainda disse que irá usar o navio em contrato de fretamento, mas não informou qual o nome atual da embarcação. As características descritas pela empresa e as imagens artísticas indicam tratar-se do Sun Princess. Operado pela Princess Cruises até março, o navio foi construído em 1995.
A Peace Boat destacou a grande quantidade de cabines com varanda de seu novo navio, além de o sistema de ventilação que permite trabalhar com ar externo e amplos interiores, ideais para realização de distanciamento social.
“Acreditamos que este upgrade de navio nos permitirá oferecer uma experiência de cruzeiro melhor e mais segura para aqueles que reservaram a primeira viagem de volta ao mundo de 2021”, disse a empresa em um comunicado.
Peace Boat usa cruzeiros para ensinar e promover integração
Classificados pela Peace Boat como um ‘mix de aprendizado para a vida inteira, atividades de amizade internacional e turismo’, os cruzeiros da companhia tem perfil humanitário e didático.
A companhia surgiu nos anos 80, com o objetivo de organizar viagens educacionais para sensibilizar o público internacional e construir conexões entre grupos que trabalham para a paz, direitos humanos, proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.
Até hoje, já realizou mais de 100 voltas ao mundo, sempre levando passageiros de diversos países para as mais diversas regiões do globo.
Zenith e Ocean Dream: futuro em jogo
Substituídos, o Zenith e o Ocean Dream devem ser colocados no mercado. Atualmente operados pela Peace Boat, os navios devem ter dificuldade em encontrar novos proprietários devido a suas características e ao momento do mercado.
Com cruzeiros suspensos na maior parte do mundo, um número sem precedentes de navios está sendo disponibilizada para venda. A Carnival Corporation, por exemplo, está vendendo 18 unidades de sua frota, enquanto o Grupo Royal Caribbean já se desfez de três. Além disso, no próximo mês, a frota de cinco navios da antiga CMV será leiloada em sua totalidade.
Inaugurado em 1982, o Ocean Dream foi o primeiro navio construído para a Carnival Cruise Line. Hoje considerado de pequeno porte, tem capacidade para até 1.412 passageiros, além de 35.190 toneladas.
Operou também para a P&O Australia, para a Costa e para a Pullmantur. Durante sua carreira, realizou diversas temporadas no Brasil navegando para essas duas últimas. Sua venda para a Peace Boat, inclusive, ocorreu quando o navio estava em águas brasileiras, em 2012.
O Zenith é mais novo, mas também considerado de pequeno porte para os padrões atuais. Construído em 1992, tem 47,413 toneladas e capacidade para até 1,828 passageiros.
Encomendado pela Celebrity Cruises, sequer chegou a receber passageiros pela Peace Boat. Transferido de sua companhia original para a Pullmantur em 2007, operou para os espanhóis até o começo desse ano. Depois de encerrar seu último cruzeiro pela marca em janeiro, deveria ter começado a navegar comercialmente por seus novos proprietários em abril.
A pandemia de COVID-19, no entanto, impediu os planos. Após algumas semanas em estaleiro sendo adaptado à sua nova função, ficou fundeado no Mediterrâneo, aguardando a retomada das operações.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright PeaceBoat e Daniel Carneiro
Continuar assim nao vai sobrar nada…P.Q.P