A Royal Caribbean International irá retornar a Costa Oeste dos EUA em 2022 e, com isso, pode voltar a visitar o Brasil após sete anos ausente. A última vez que a companhia norte-americana visitou o país foi na temporada 2015/2016, quando dedicou o Rhapsody of the Seas ao público local.
Agora, deve fazer apenas uma passagem rápida, com um navio da classe Voyager, o Navigator of the Seas. A embarcação foi a escolhida para realizar os novos roteiros entre Los Angeles, na Califórnia, e o México. Atualmente no Caribe, o navio precisará atravessar para o Pacífico antes dos cruzeiros, que começam em junho de 2022.
O caminho natural e mais curto para a transferência, no entanto, não pode ser utilizado pelo Navigator, já que o navio não consegue atravessar o Canal do Panamá.
Mesmo as novas docas, inauguradas em 2016, permitem que a embarcação use o ‘atalho’ entre Caribe e Pacífico. O fator limitante para o Navigator é sua altura de 72.3 metros, superior a da Ponte das Américas, que tem vão livre de 57.9 metros em condições normais, chegando a 62.5 metros em maré baixa – número ainda insuficiente para o navio.
Dessa forma, será preciso ao Navigator contornar a América do Sul para chegar a seu novo porto-base. Paradas no Brasil não estão garantidas, mas devem ocorrer caso o navio faça o trajeto em cruzeiro, com passageiros.
Apesar de ter revelado o plano para operar na Costa Oeste, a Royal Caribbean ainda não revelou os roteiros finais que serão realizados. As viagens serão publicadas e passarão a ser vendidas no dia 29 deste mês.
Mariner of the Seas fez temporada no Brasil em situação similar
Em 2011, o Mariner of the Seas realizou uma temporada no Brasil em situação bastante similar. Baseado em Los Angeles até então, o gêmeo do Navigator teve sua área de atuação transferida para a Europa.
No trajeto entre a Costa Oeste dos EUA e o Velho Continente, a Royal Caribbean optou por, não só passar pelo Brasil, como também realizar um mini-temporada por aqui. Assim, a embarcação da classe Voyager ofereceu quatro cruzeiros entre Santos, Rio de Janeiro e Salvador, em fevereiro de 2011.
Na época, assumiu o título de maior navio a operar no Brasil em toda a história, marcando o público nacional por suas atrações únicas que incluem pista de patinação no gelo, um boulevard com lojas e restaurantes e mais.
Uma temporada no Brasil para o Navigator, no entanto, é improvável. Hoje, a Royal Caribbean não conta com operação própria no país como ocorria há dez anos atrás. Além disso, a época em que a mudança de área mudará em 2022 já é considerada baixa temporada.
Atualmente, o Navigator of the Seas tem roteiros no Caribe previstos até o dia 22 de abril de 2022. A chegada ao Brasil, portanto, ocorreria apenas em maio do próximo ano.
Pq a Royal não volta a fazer temporada no Brasil? Fiz em abril de 2015 e foi a melhor companhia. Poxa volta para o Brasil Royal eu falo tanto de vcs para minhas filhas.
Melhor que ROYAL não tem,
Qual previsão de 2022
Meu primeiro e segundo cruzeiros foram feitas no Splendore of the seas.
Depois fiz três com a MSC. Que saudades da Royal Caribean.
Fernando