A Genting Hong Kong entrou com pedido de liquidação na manhã desta quarta-feira (19/1). A operadora de cruzeiros asiática está entre as quatro maiores do setor, com três marcas diferentes e uma frota de quinze navios.
De acordo com a mídia local, o pedido de liquidação ocorre por conta do esgotamento do caixa da empresa e da impossibilidade de financiamentos.
Segundo a CNBC, a empresa – que controla a Star Cruises, a Dream Cruises e a Crystal Cruises – irá ficar totalmente sem dinheiro já no final de janeiro.
Em documento enviado a seus acionistas, a Genting informou que ficará “iminentemente incapaz de pagar suas dívidas no vencimento”, à medida que a liquidez seca.
A empresa também informou que decidiu entrar com o pedido de liquidação após ter “exaurido todos os esforços razoáveis para negociar com as contrapartes relevantes sob seus acordos de financiamento” e ainda não chegou a um acordo final sobre solvência, consenso ou a uma solução de reestruturação mutuamente condicionada.
A Genting ainda solicitou a nomeação de um liquidante provisório e suspendeu a venda de suas ações na Bolsa de Valores de Hong Kong.
“O conselho acredita que a nomeação do liquidante provisório é essencial e vai de encontro ao interesse da companhia, seus acionistas e seus credores, de forma a maximizar as chances de sucesso de um reestruturamento financeiro e providenciar moratória, evitando uma liquidação desordenada da companhia por qualquer um de seus credores”, acrescentou a Genting.
A Genting Hong Kong é parte de um grande conglomerado de turismo que também inclui a Genting Malaysia e a Genting Singapore. Entre seus ativos, o grupo conta com uma rede internacional de resorts e parques de diversão, além de uma rede de casinos.
Até recentemente, a Genting também contava com seu próprio conglomerado de estaleiros. Comprado pela empresa em 2016, o MV Werften inclui instalações em diversas cidades da Alemanha e também enfrenta problemas financeiros.
Após uma batalha legal com o governo alemão, o estaleiro declarou falência recentemente, o que prejudicou ainda mais a estratégia de curto prazo e a liquidez da Genting Hong Kong.
Especializado na construção de navios, o MV Werften trabalha atualmente no Global Dream. Encomendado para a Dream Cruises, o navio tinha entrada em operação marcada para setembro e iria se tornar um dos maiores navios de cruzeiro do mundo, com capacidade para mais de 9.000 passageiros.
Dream Cruises revela nome e arte de navio de 9,000 passageiros
Dream Cruises continua operando mesmo com liquidação
De acordo com a Singapore Cruise Society, a Dream Cruises continuará operando mesmo após o pedido de liquidação da Genting Hong Kong.
Assim, os cruzeiros da empresa com partida de Hong Kong, Singapura e Taiwan estão mantidos por enquanto, de acordo com a programação anteriormente anunciada.
No dia 20, a Crystal Cruises informou que irá cessar suas operações imediatamente, cancelando todos os cruzeiros que partiriam até 29 de abril de 2022. Veja detalhes e mais informações:
Crystal Cruises cessa operações após empresa matriz entrar em liquidação
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de CNBC) / Imagem (©) Copyright Genting Hong Kong