Carnival Corporation passa por reestruturação administrativa e extingue Grupo Costa

0
Detalhe da chaminé de navio da Costa

Maior conglomerado de cruzeiros do mundo, a Carnival Corporation passará por uma mudança administrativa significativa nas próximas semanas. 

De acordo com o Seatrade Cruise News, a empresa decidiu extinguir a estrutura atual de grupos e focar em novas unidades administrativas. 

Entre as entidades que deixarão de existir está o Grupo Costa, além do Grupo Holland America. 

Como parte da nova estratégia, as nove marcas da Carnival Corporation serão administradas em seis unidades diferentes. Enquanto três incluirão apenas companhias de grande porte, outras três incluirão uma companhia grande suportando uma companhia de menor porte.

Grupo Costa 

Além da Costa Crociere, Grupo Costa incluía também a AIDA Cruises

Antes englobando a AIDA Cruises e a Costa Crociere, o Grupo Costa deixa de existir como unidade administrativa. 

Em vez de serem geridas em conjunto, as empresas agora terão administrações independentes. Liderada por Mario Zanetti, a Costa Crociere irá responder diretamente ao CEO da Carnival Corporation Josh Weinstein. 

O mesmo vale para a AIDA Cruises, que terá seu presidente Felix Eichhorn se reportando diretamente à diretoria da corporação. 

Presidente do Grupo Costa desde 2012, o alemão Michael Thamm já havia deixado o cargo – que estava vago desde então – em abril deste ano. 

Além da AIDA e da Costa, o Grupo Costa chegou a incluir uma terceira marca no passado: a Ibero Cruceros. Voltada aos mercados latinos, a companhia de cruzeiros foi extinguida por completo em 2014

Outras marcas

Princess Cruises
Princess Cruises passa a ser administrada individualmente

No Reino Unido, a Carnival UK seguirá administrando tanto a P&O Cruises como a Cunard Line. O agrupado de marcas será dirigido por Paul Ludlow, que recentemente foi apontado presidente da unidade britânica da Carnival Corporation. 

O executivo terá sob sua responsabilidade a administração de Katie McAlister, que assumirá como presidente da marca Cunard em breve. 

A Holland America Line, por outro lado, será administrada juntamente com a Seabourn e será liderada por Gus Antorcha. Atual presidente da marca premium, o executivo será também responsável pela Seabourn, que seguirá sob comando de Natalya Leahy. 

Nos Estados Unidos, a Carnival Cruise Line passará a administrar também a P&O Cruises Australia, além da Carnival Australia.

Liderada por Christine Duffy, atual presidente da Carnival Cruise Line, a unidade terá também a liderança de Marguerite Fitzgerald, atual presidente da P&O Australia e da Carnival Australia. 

Assim como a AIDA e a Costa, a Princess Cruises passará a ser administrada independentemente. Antes parte do Grupo Holland America, a companhia reportará diretamente à diretoria da Carnival Corporation através de seu presidente John Padgett. 

Administração mais próxima 

Josh Wenstein durante o último Seatrade Global, em março de 2023

Explicando a nova estrutura em um comunicado interno, o CEO da Carnival Corporation Josh Wenstein explicou que as mudanças o colocam em conexão direta com as seis maiores marcas da empresa, garantindo uma administração muito mais próxima. 

Substituindo Arnold Donald – que estava no cargo desde 2013, Wenstein assumiu como CEO da Carnival Corporation em agosto de 2022. 

Ao Seatrade, um porta-voz da empresa disse que as mudanças resultam de avaliação do novo líder, que ouviu os funcionários e avaliou o que funciona bem e o que poderia ser melhorado internamente. 

Com uma frota de mais de 100 navios, a Carnival Corporation é atualmente o maior conglomerado de cruzeiros do mundo. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Seatrade) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui