A Portos do Paraná recebeu representantes da Costa Cruzeiros na última quinta-feira (15/6). Além de Dario Rustico, presidente da companhia para América do Sul e Central, esteve presente o diretor comercial da companhia no Brasil, Ruy Ribeiro.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias do Paraná, a Costa Cruzeiros está estudando levar seus navios a Paranaguá.
Seguindo os passos da MSC, que passará a oferecer embarques e desembarques no porto paranaense, a companhia poderia, com seus navios, “desenvolver ainda mais a indústria do turismo na região”, afirmou a agência.
“Viemos conhecer a estrutura e acreditamos que temos muitas oportunidades de desenvolvimento, para que em um futuro próximo o Porto de Paranaguá seja mais um ponto de embarque e desembarque nosso”, disse Rustico, destacando os destinos turísticos do Paraná.
Outro fato relevante para a operação é a relação com meio ambiente e as questões de meio ambiente, disse o executivo.
“Esses temas são muito importantes para nossa indústria. Somos pioneiros no desenvolvimento de um novo tipo de energia de abastecimentos de navios, como o gás natural liquefeito, seguimos com grandes investimentos nesse segmento”, enfatizou.
Recepção e infraestrutura
Os executivos da Costa Cruzeiros foram recebidos na sede administrativa da Portos do Paraná, que funciona no Palácio Taguaré, e tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura do Porto de Paranaguá.
Segundo a Agência de Notícias do Paraná, a equipe da Costa visitou o cais e os berços onde existe possibilidade de atracar navios de passageiros, além do Santuário do Rocio, onde será feito o desembaraço de embarque e desembarque de turistas.
Ribeiro e Rustico ainda conheceram alguns dos principais pontos turísticos da cidade.
“Mais uma empresa representa mais geração de emprego e renda para nossa população. Trabalhamos intensamente nessas negociações para que Paranaguá se torne um ponto forte do roteiro turístico marítimo brasileiro”, disse o diretor empresarial da Portos do Paraná André Pioli.
A secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, também participou do encontro.
“Para nós esse é o reconhecimento de muito trabalho, de um Porto de Paranaguá modernizado, capaz de atender a demanda. Já temos fixado a MSC Cruzeiros operando na cidade, agora a possibilidade da Costa Cruzeiros se interessar pelos nossos atrativos é um grande passo. É mais um emissor de turistas chegando, mais um destino prestigiado, mais um mercado a explorar”, afirmou.
Com o objetivo de se aproximar com o setor, a Portos do Paraná ainda irá promover seu 1º Fórum de Navios de Cruzeiros no próximo dia 20. O evento reunirá autoridades e empresários ligados ao setor do turismo, afirmou a Agência de Notícias do Paraná.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Agência de Notícias do Paraná) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella, Agência de Notícias do Paraná e MSC Cruzeiros