A Explora Journeys confirmou recentemente a encomenda de dois navios movidos a hidrogênio. As novas embarcações serão construídas pelo estaleiro Fincantieri, na Itália, e completam o investimento da marca de luxo do Grupo MSC, que deve construir um total de seis navios sob o custo de 3,5 bilhões de euros.
De acordo com a Explora, o acordo é parte de seus esforços em direção a operações com zero emissões líquidas de carbono até 2050, buscando novas tecnologias ambientais para seus navios.
Batizados Explora V e Explora VI, os dois recém encomendados navios também trarão novas medidas de eficiência energética, com a capacidade de utilizar combustíveis alternativos como o biogás, o gás sintético, e o metanol.
Além da encomenda dos novos navios, a divisão de cruzeiros do Grupo MSC também anunciou que irá trabalhar com o Fincantieri para, no futuro, equipar os navios com sistemas de captura de carbono e gestão de resíduos mais avançados.
O Explora V e o Explora VI tem previsão de entrega para 2027 e 2028, respectivamente.
“Com a Explora Journeys, criamos uma marca que tem sido bem-sucedida em redefinir o luxo em alto-mar”, disse Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC.
“Estamos observando um crescimento contínuo no segmento de luxo e o investimento nestes dois novos navios mostra o nosso compromisso em continuar nosso crescimento neste setor, bem como em investir nos navios do futuro”, acrescentou, destacando as novas tecnologias que serão incorporadas nos navios seguintes.
“Continuaremos com o nosso compromisso de para aumentar a eficiência em todo o espectro de desempenho dos navios. E, claro, continuaremos a oferecer a melhor experiência de viagem de luxo, levando aos nossos hóspedes o ocean state of mind com uma alma sustentável,” finalizou.
Explora I
O primeiro navio da nova marca de luxo da MSC Cruzeiros entrou em operação em agosto. Também construído pelo estaleiro Fincantieri, o Explora I marcou a estreia da Explora Journeys.
Com a confirmação das novas encomendas, a companhia agora conta com um total de cinco navios programados para entrar em operação até 2028.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Explora Journeys) / Imagens (©) Copyright Explora Journeys