A temporada 2019/2020 de cruzeiros no Rio de Janeiro começa oficialmente em 20 de outubro. Nesse dia, o Pier Mauá recebe pela primeira vez o World Explorer, da Mystic Cruises. Operando para a Nicko Tours, o navio foi construído em Portugal e faz cruzeiros de alto padrão. Sua capacidade é de 125 tripulantes e 176 passageiros.

Até abril de 2020 , o terminal carioca recebe um total de 112 atracações, realizadas por 37 navios diferentes. Destes, 27 realização cruzeiros internacionais enquanto outros 10 realizam a temporada de cabotagem nacional.

Oito estreias

Um dos destaques da temporada é o alto número de navios estreantes. Nada menos que oito navios virão ao Rio pela primeira vez, incluindo o World Explorer. Três dos estreantes são recém-inaugurados: Viking Jupiter, da Viking Ocean Cruises, Scenic Eclipse, da Scenic Tours e Hanseatic Inspiration, da Hapag-Lloyd. 

A Holland America Line promoverá a estréia de duas de suas embarcações, do Koningsdam, segundo mais novo e maior da frota, e do Volendam. Completam a lista o Amera, da Phoenix Reisen, e o Coral Princess, da Princess Cruises.

Os navios que passarão regularmente pelo Píer Mauá são: MSC Musica, MSC Fantasia, Costa Fascinosa, Costa Pacifica e Sovereign. 

Aumento nas escalas

Na temporada passada, o Pier Mauá recebeu um total de 100 atracações e 380 mil turistas, entre passageiros e tripulantes. Para a estação que começa em outubro e vai até abril de 2020, a previsão é de 12 atracações a mais. O número de navios também aumentou em 10.  O terminal ainda prevê um aumento de movimentação, com as operações de embarque, desembarque e trânsito chegando a 425 mil. 

Os turistas são recepcionados no terminal de cruzeiros localizado nos armazéns 4 e 5 do Pier Mauá. Os embarques são realizados no Armazém 4, enquanto a movimentação de bagagens ocorre no 5.

Quem chega ou sai do terminal conta com estação Parada dos Navios do VLT logo em frente ao terminal, além de estacionamento 24h, localizado nas proximidades.

Novidades

Navio no Píer Mauá

Em 2019, o Pier Mauá completa 20 anos de história. Desde que assumiu a Estação Marítima de Passageiros do Rio de Janeiro e uma área de 40 mil m² no entorno, a empresa investe na restauração, melhoria e manutenção de seu espaço, de acordo com comunicado à imprensa.

Agora, como contrapartida da extensão de seu contrato com o governo, a empresa deve aumentar os investimentos em sua área. O principal projeto com esse objetivo visa ampliar e modernizar o terminal de cruzeiro, com ações que incluem, já para o próximo ano, a melhoria dos recursos tecnológicos.

De acordo com o Píer Mauá, a melhoria irá proporcionar mais conforto, segurança, facilidades e agilidade para quem chega na cidade de navio. Fora isso, o terminal contará com novas áreas de arrendamento que incluem dois novos armazéns e mais 150 metros de cais para atracação de navios. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Píer Mauá) / Imagens (©) Copyright Quark Expeditions, Daniel Capella e Holland America

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *