Um ciclone subtropical começou a se formar no litoral do Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira (23). De acordo com a Marinha do Brasil, a tempestade move-se em direção ao Sul do País e causa ventos de até 55 km/h. 

Batizado de Kurumi, “menino” em tupi-guarani, o ciclone tem seu centro em alto mar, a 250 km a sudeste da cidade de Macaé. 

Com potencial de intensificação, a tempestade deve chegar ao litoral de São Paulo na manhã desta sexta-feira (24). Com os ventos, o mar fica agitado e causa ressaca entre Santos e Tramandaí (RS) até a noite do dia 24. 

No mesmo dia, em alto-mar, as ondas chegam a 3,5 metros e podem afetar a navegação na região. As ondas devem chegar a 2,5 metros em Santos. Já no sábado (25), os ventos podem chegar a 87 km/h entre o Rio de Janeiro e a Bahia, causando ondas de até 5 metros. 

O fenomeno ainda causa queda na pressão atmosférica dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Chuvas fortes são esperadas em toda a região Sudeste. 

Cruzeiros afetados

Ondas fortes podem impactar operação dos navios

Diversos navios de cruzeiro navegam pelo litoral Sul e Sudeste neste momento e podem sentir os efeitos dos mares adversos. O Porto de Santos, por exemplo, recebe dois navios nesta sexta-feira, o MSC Sinfonia e o Sovereign.

Já no sábado, a cidade verá atracação do MSC Seaview e do Costa Fascinosa, enquanto no domingo recebe o MSC Poesia. Navegando nas regiões afetadas, os navios podem não conseguir desenvolver a velocidade habitual devido ao vento e ondulações, o que causa potenciais atrasos. 

O mar mexido ainda pode ocasionar desconforto aos passageiros a bordo. MSC Magnifica, MSC Fantasia, Silver Whisper, MSC Musica, Balmoral e Costa Pacifica também navegam pelo Sul e Sudeste até o domingo. 

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *