Ontem escalou o Porto da Graciosa nos Açores o “Sea Cloud II”, nos seus cruzeiros pelas ilhas Açoreanas. Chegou pela manhã proveniente da ilha Terceira. Não é um navio de cruzeiros de grande dimensão, mas como diria um Amigo meu “os melhores e mais caros perfumes, vêem em frascos pequenos”, e este é um navio que se fosse um frasquinho de perfume seria certamente pequeno e caro.

“Sea Cloud II”, entrou no porto cerca das 7:00 horas, e largou pelas 12 horas, continuará nos Açores na próxima semana, embora não esteja prevista uma nova escala, se voltar será certamente Bem-Vindo.

Dados do navio:
Data/hora: 2011-04-22 / 07:00 h.
Nome:Sea Cloud II
Nº IMO: 9171292
Ind Chamada: 9HUE6
Bandeira: Malta
D.W.T.: 780 tons
T.A.B.: 3849 tons
T.A.L.: 1154 tons
Ano: 2000
Estaleiro: Astilleros Gondan / casco nº 405
Operador: Hansa Shipping GmbH & Co KG
Comprimento: 117 mts

Boca: 16 mts
Calado: 5,30 mts
Passageiros: 48 cabines, 94 camas.
Tripulação: 57
Potência da Máquina principal: 3400 bhp
Bowthruster: 476 bhp
Agência: Bensaude A. Navegação/ Jimmy Cunha.
Comandante: Christian R. Pfenninger.
Piloto de serviço: Henrique D´Almeida.

Sobre a Graciosa

A Graciosa é uma ilha situada no extremo noroeste do Grupo Central do arquipélago dos Açores, 37 km a nordeste da ilha de São Jorge e 60 km a noroeste da Terceira, com centro aproximadamente nas coordenadas geográficas 28° 05’ W e 39° 05’ N. Tem uma área aproximada de 62 km² e formato grosseiramente oval, com 12,5 km de comprimento e 8,5 km de largura máxima. É a menos montanhosa das ilhas açorianas, atingindo 402 metros de altitude máxima no bordo leste da Caldeira. Esta baixa elevação confere à ilha um clima temperado oceânico, caracterizado pela menor pluviosidade do arquipélago. Tem 4 780 habitantes (2001), na maioria concentrados na sede do único concelho da ilha, a vila de Santa Cruz da Graciosa, cujo centro histórico constitui, pela riqueza e equilíbrio da sua arquitectura, uma zona classificada. No passado, quando a população foi muito superior à actual, a falta de água constituiu um sério problema, levando à construção de reservatórios e cisternas de vária natureza e aos emblemáticos tanques (“pauis”) que são hoje a marca da principal praça de Santa Cruz. A paisagem da Graciosa é de grande beleza, conjugando o verde das pastagens com o branco das casas isoladas e das povoações. O “ex libris” da ilha é uma formação rochosa de grandes dimensões, em frente ao farol da Ponta da Barca, com uma configuração muito parecida com uma baleia vista de perfil. Possui campos férteis e aplainados que produzem hortícolas, fruta e vinho e onde se cria gado bovino, hoje a principal fonte de riqueza da ilha.

Texto e Imagens (©) Copyright Manuel Bettencour, Graciosa
Sobre a Graciosa: Wikipedia.

3 Comentários

  1. Amigo Daniel, Obrigado por esta divulgação da minha pequena ilha, espero um dia receber-te aqui, serás certamente bem-vindo.
    Um Abraço da Ilha Graciosa-Açores
    Manuel

  2. Que belo navio!!! Realmente é um pequeno frasco de perfume, caríssimo e talvez, inesquecível navegar com ele!!!!

  3. Imagine Manuel,
    Eu já havia lhe dito que publicaria assim que pudesse. Além do mais, são ótimas fotos, e sempre há a curiosidade não só minha, de conhecer novas culturas, ainda que através de fotos e textos.

    Também pretendo um dia ser recebido aí, vou incluir na minha lista de futuras viagens!

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *