O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita anunciou hoje que adquiriu uma participação de 8,2% na Carnival Corporation. De acordo com a Cruise Industry News, o fundo soberano é controlado pelo Reino da Arábia Saudita.
Maior operador de cruzeiros do mundo, a Carnival Corporation administra uma frota de mais de 100 navios e 9 marcas diferentes, incluindo a Princess Cruises e a Costa Crociere.
O negócio envolveu 43,5 milhões das ações do grupo, que tem sede em Miami e presença em todo o mundo.
Após a transação o valor das ações subiu cerca de 25%. Os números, no entanto, seguem muito a baixo do nível anterior à pandemia. Desde o começo do ano, os papéis da Carnival Corporation perderam mais de 80% de seu valor.
Com todos os seus navios parados desde meados de março, a empresa tem seu futuro em jogo. De acordo com o banco de investimentos William Blair, a Carnival irá gastar, ao menos, 1 bilhão de dólares por mês para manter seus navios fora de serviço.
Mesmo sem operar comercialmente, cada navio consome entre 1 e 3 milhões de dólares por mês, segundo o banco. O número varia devido a diferentes cenários. Se quiser deixar um navio pronto para voltar a operar imediatamente, a Carnival terá de gastar mais.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com info de Seatrade Insider e Cruise Industry News) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella