Há cerca de um mês, o Scenic Eclipse deixava o Porto de Santos depois de escala não programada. O mega-yacht de luxo da Scenic Tours veio à cidade pela primeira vez, depois de encerrar sua primeira temporada pela Antártica de forma abrupta.
Construído para expedições de luxo, a embarcação realizava cruzeiros pelo continente branco quando a pandemia do novo coronavírus foi declarada pela OMS. Com a situação, a Scenic Tours optou por encerrar a viagem que o navio fazia de forma precoce, além de cancelar as saídas subsequentes.
O último cruzeiro do navio começou no dia 5 de março, em Ushuaia, na Argentina. De lá, o Eclipse rumou para a Antártica, navegando também pela Passagem de Drake, as Ilhas Shetland do Sul e o Canal Lemaire. A viagem, que foi vendida como um pacote de 16 noites, incluía também parte aérea e terrestre, com hospedagem em Buenos Aires.
Após ser recusado por portos na Argentina, o navio seguiu para Montevideo. No Uruguai, apesar das limitações impostas pelo governo local, conseguiu desembarcar seus passageiros.
Para desembarcar os tripulantes não essenciais, no entanto, a Scenic decidiu mandar o navio para o Brasil. Assim, o navio partiu para Santos, a partir de onde repatriou boa parte de seus funcionários e realizou abastecimento antes de partir para a Europa.
Em acordo com a Anvisa e autoridades locais, a companhia conseguiu autorização para desembarcar a tripulação, que seguiu diretamente para aeroportos locais e, posteriormente, para suas casas.
Partida para Gibraltar e cruzeiros cancelados até Setembro
O Scenic Eclipse chegou nos primeiros dias de Abril e partiu cerca de uma semana depois. Nas fotos, é visto passando pela Ponta da Praia, na tarde de 9 de Abril. Em meio à ressaca que atingia a cidade naquele dia, o navio partiu para Gibraltar, na Península Ibérica.
Após fazer parada técnica no porto europeu, seguiu diretamente para Rijeka, cidade croata onde foi construído. Com todos os cruzeiros cancelados até o final de setembro, o navio segue na cidade até o momento.
Submarino, helicópteros e luxo
Primeira embarcação de cruzeiros marítimos da Scenic Cruises, companhia de cruzeiros fluviais que opera em rios europeus e asiáticos, o Eclipse é um yatch de grande porte, projetado para navegar em destinos remotos.
Com 16,500 toneladas, o navio conta com 65 metros de comprimento por 21 de largura, e realiza cruzeiros de alto luxo, na categoria 6 estrelas.
Com capacidade para 228 passageiros, faz roteiros nas Américas, Europa, África e também no Círculo Polar Ártico e Antártica.
Além da experiência de luxo a bordo, com dezenas de restaurantes e bares, mordomos e outras amenidades, o Scenic Eclipse conta com características e equipamentos de navios de expedição. O destaque vai para dois helicópteros e um submarino, que ficam a bordo e são utilizados em excursões .
Outros equipamentos a bordo são os barcos Zodiacs e os caiaques. Ambos serão utilizados para passeios e para a descida em terra em regiões remotas.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella