Nesta semana, a MSC Crociere anunciou itinerários novos e atualizados na Europa, com planos para retomar a operação de um total de dez navios.
De acordo com a companhia, as operações estão agora totalmente confirmadas e irão operar sob o mesmo protocolo de saúde e segurança utilizado pelo MSC Grandiosa no Mediterrâneo. O protocolo já protegeu mais de 60.000 passageiros que embarcaram desde agosto, segundo a companhia.
“Hoje, temos clareza sobre quais destinos e portos europeus serão abertos inicialmente neste verão do hemisfério norte e refletimos totalmente isso em um primeiro conjunto de itinerários novos e atualizados para a próxima temporada para que os hóspedes possam reservar as suas férias conosco com toda a confiança”, disse Gianni Onorato, CEO da MSC Crociere.
“Toda a equipe da MSC Cruzeiros e eu estamos ansiosos para dar as boas-vindas aos hóspedes que retornam e aos novos hóspedes a bordo de um dos nossos navios que estarão no mar neste verão e para lhes proporcionar férias inesquecíveis, relaxantes e, acima de tudo, seguras”, acrescentou Onorato.
De acordo com o CEO, mais roteiros e navios ainda poderão ser adicionados aos planos nas próximas semanas, à medida que mais portos e destinos turísticos se tornem disponíveis.
Três navios no Mediterrâneo Ocidental
MSC Grandiosa – Único navio da companhia em serviço atualmente, o MSC Grandiosa extenderá sua operação atual. A embarcação seguirá realizando um itinerário de uma semana pelo Mediterrâneo, com escalas em La Valletta, Gênova, Civitavecchia, Nápoles e Palermo.
Dois portos na Espanha, Valência e Barcelona, podem ser adicionados ao roteiro assim que estiverem disponíveis para escalas.
MSC Seaside – A partir de 1º de maio, o MSC Seaside passa também a navegar no Mediterrâneo, oferecendo um novo itinerário semanal. Partindo de Gênova, a embarcação visita Siracusa, na Sicília; Taranto, na Puglia; Civitavecchia, no Lazio; e La Valletta, em Malta.
Quando o porto de Marselha, na França, estiver disponível para escalas, a MSC pretende adicioná-lo ao roteiro do navio.
MSC Seashore – Em construção na Itália, o MSC Seashore se tornará o terceiro navio da MSC no Mediterrâneo quando for concluído em agosto.
A viagem inaugural da embarcação está marcada para o dia 1º de agosto e terá roteiro de sete noites, com escalas nos portos italianos de Gênova, Nápoles e Messina, além de La Valletta, Barcelona e Marselha. O roteiro deve ser repetido até o final de outubro, quando o navio parte para o Caribe.
Três navios no Mediterrâneo Oriental
MSC Orchestra – Começando em 5 de junho, o MSC Orchestra oferece um itinerário de sete noites pelas Ilhas Gregas e Turquia.
O navio da classe Musica partirá de Veneza aos sábados e visitará o porto italiano de Bari – onde também será possível embarcar – além das ilhas gregas de Corfú e Mykonos. Antes de retornar para a Itália, o Orchestra ainda passa por Dubrovnik, na Croácia.
MSC Splendida – O MSC Splendida passa a oferecer itinerários na região no dia 12 de junho, partindo das cidades italianas de Trieste e Bari.
No roteiro de uma semana, ainda escala Dubrovnik, Corfú e Kotor, em Montenegro.
MSC Magnifica – Já em 20 de junho, o MSC Magnifica também passa a oferecer embarques em Veneza. Além de Bari, o navio visitará dois portos gregos: Mykonos e Piraeus, antes de seguir para Split, na Croácia, e retornar para a Itália.
Quatro navios no Norte Europeu
MSC Virtuosa – O novo MSC Virtuosa é o primeiro navio a ter itinerários confirmados no Norte Europeu. Quarta unidade da classe Meraviglia, a embarcação terá embarques no Reino Unido a partir de 20 de maio, em cruzeiros exclusivos para o público local.
Os roteiros incluirão escalas em Portland, Liverpool, Greenock e Belfast.
MSC Seaview, MSC Musica e MSC Preziosa – A MSC definiu que o MSC Seaview assumirá os roteiros anteriormente previstos para o MSC Virtuosa. O navio da classe Seaside pode estrear no Norte Europeu em 19 de junho, realizando embarques no porto alemão de Kiel.
E realização dos cruzeiros, que visitam os fiordes noruegueses, o Báltico e outros destinos no Norte da Europa, estão condicionados a abertura dos portos alemães.
A retomada de operações do MSC Musica e do MSC Preziosa também só será possível com a abertura da Alemanha. Os dois navios realizarão operação similar à do Seaview, mas partirão de Warnemunde e Hamburgo, respectivamente.
Cancelamentos adicionais no Caribe
Nos EUA, os cruzeiros seguem sem perspectiva de retomada. Dessa forma, a MSC cancelou mais viagens que seriam realizadas a partir do país e teriam como destino o Caribe.
O MSC Armonia, o MSC Meraviglia e o MSC Divina tiveram a totalidade de suas operações canceladas até o dia 30 de junho de 2021.
De acordo com a MSC, estes passageiros, e todos os outros afetados por cancelamentos ou mudanças relacionadas à pandemia, serão contatados pela própria companhia ou por seus agentes de viagem.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de MSC) / Imagens (©) Copyright Daniele di Maria (MSC) e Daniel Capella