O novo Terminal de Passageiros do Porto de Maceió foi inaugurado nesta quarta-feira (8/12), durante escala do MSC Seaside. Em cruzeiro pelo litoral brasileiro, o navio da MSC Cruzeiros foi o primeiro a usar as instalações do espaço, que estava em construção desde 2019.
Com área total de 1.668,13 m², o novo equipamento turístico conta com mezanino, elevador, espaço de atendimento médico, sistema de climatização, banheiros, sala de apoio, sala de administração, cozinha e área no pavimento térreo para a recepção de turistas.
Fruto de um investimento de R$ 5,7 milhões, o terminal foi construído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
No empreendimento, as equipes do DNIT realizaram serviços de demolição, fundação, pavimentação, edificação, instalações hidráulicas e elétricas, paredes e forros, revestimentos, esquadrias, instalações sanitárias e sistemas de combate a incêndio, além da pintura do teto, da instalação da pele de vidro e mais.
Com a entrega do terminal, a administração do Porto de Maceió também deve organizar a logística para o recebimento de caixas eletrônicos e de unidades da Receita Federal e da Polícia Federal.
Em post em suas redes sociais, o Ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, destacou as características do novo terminal. “Pronto para acolher turistas do Brasil e do mundo em uma estrutura à altura da beleza desse mar espetacular que banha a capital alagoana”, disse.
Com o novo terminal de Maceió, cinco capitais do Nordeste passam a contar com instalações para cruzeiros. Salvador, Recife, Natal e Fortaleza já possuem terminais próprios.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de DNIT) / Imagens (©) Copyright DNIT