A Prefeitura de Angra dos Reis está esperando movimentação de passageiros recorde durante a 2022/2023. De acordo com a administração local, a expectativa é de total de 70 escalas, com 50 visitando Ilha Grande e outros 20 no Centro da cidade, e 280 mil passageiros.
Ainda segundo a prefeitura, os hóspedes terão novas oportunidades para aproveitar a cidade.
“Além dos já tradicionais passeios náuticos, novos roteiros terrestres estarão disponíveis. Os turistas que virão de navio poderão adquirir essas opções dentro das embarcações”, disse Marc Olichon, o presidente da TurisAngra.
“Certamente, nossos visitantes ficarão muito satisfeitos com o que vão encontrar. Estamos nos preparando para a temporada com antecedência para que todos tenham a melhor experiência possível”, acrescentou.
Impacto econômico
De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), atualmente o impacto econômico direto, indireto e induzido é de R$ 557 por passageiro no local de desembarque.
Assim, a TurisAngra estima uma injeção de R$ 120 milhões na economia com os navios.
A temporada também deve gerar empregos locais, com 500 vagas abertas apenas para garantir os novos passeios terrestres.
“Todos os roteiros devem ser comercializados por empresas locais, o que é algo importante para fortalecermos a nossa economia. A exceção fica por conta de serviços que, porventura, não existam em Angra”, explicou Olichon.
Receptivo
A TurisAngra também está trabalhando junto à Casa do Artesão para oferecer a possibilidade de compra de souvenirs na Estação Santa Luzia – onde os hóspedes serão recepcionados.
“O cais de Santa Luzia foi recentemente reformado e está pronto para receber os turistas. Realizamos uma visita técnica no dia 9 de outubro ao Abraão e ao Centro para a instalação de cais flutuante, para atender à demanda maior de embarque e desembarque de turistas na alta temporada”, acrescentou Olichon.
“A expectativa é boa não só para o turismo, mas para o comércio do Centro, do Abraão, dos restaurantes inseridos nos roteiros terrestres. O turismo é um importante setor para o nosso município, sob o ponto de vista econômico, como sabemos”, finalizou.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Prefeitura de Angra dos Reis) / Imagens (©) Copyright Prefeitura de Angra dos Reis