A temporada de cruzeiros 2022/2023 em Manaus começa no próximo dia 27. De acordo com a prefeitura da cidade, a capital amazonense receberá um total de 18 navios durante a estação, com fluxo de aproximadamente 25 mil turistas.
Ainda segundo a administração municipal, o movimento deve injetar mais de R$ 35 milhões na economia local.
Alonso Oliveira, diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), comenta que desde o ano passado, sua equipe técnica vêm realizando reuniões com o trade turístico e outros órgãos municipais para tratar da chegada dos navios.
“Iniciamos um cronograma com ações preventivas e estruturais, que abrangem segurança, limpeza, trânsito, receptivo dos navios, assistência médica, dentre outros. Para esta temporada, em parceria com a Amazonastur, disponibilizaremos uma pequena imersão cultural nos receptivos, além de orientações quanto às empresas credenciadas para passeios como city tours e river tours”, explicou Oliveira.
Insignia abre temporada
O Insignia será o responsável por abrir a temporada no dia 27 deste mês. Operado pela Oceania Cruises, o navio irá chegar a Manaus por volta das 10h e deve contar com 1.203 pessoas a bordo, entre tripulantes e passageiros.
Segundo a prefeitura, a embarcação realiza pernoite no porto, permanecendo atracada até às 16h do dia 28.
A maioria dos turistas serão provenientes dos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, disse a Manauscult.
De acordo com Gustavo Sampaio, presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a área de desembarque de turistas está atualmente dotadade melhor infraestrutura portuária, além de acesso à internet, serviços da Polícia Turística do Amazonas (Politur) e Casa de Câmbio.
Além disso, a administração do porto de Manaus vai acoplar um flutuante com 180 metros de cais, para atender aos navios de até 230 metros.
Em uma eventual escala dupla, o menor deles deve ficar fundeado até que o outro desocupe o espaço.
“Mais ou menos 25 mil turistas pisarão no estado do Amazonas: na cidade de Manaus e em Parintins, na Serra da Valéria. Estamos tratando essa temporada com muito carinho. Ela ainda não vai ser a maior da história, não vai ser do tamanho que esperávamos, mas, estamos preparados e vamos trabalhar com excelência, para que no próximo ano tenhamos uma temporada mais grandiosa”, disse Sampaio.
Além do Insignia, Manaus deve receber navios como o Seven Seas Navigator, da Regent Seven Seas; o Volendam, da Holland America Line; e o Viking Sea, da Viking Ocean Cruises.
O encerramento da temporada está previsto para maio de 2023.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Prefeitura de Manaus) / Imagens (©) Copyright Manauscult