O Carnaval de 2023 contará com números positivos para os cruzeiros no Brasil.
De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), entre 16 e 21 de fevereiro, um total de 12 navios estará na costa brasileira.
Entre embarcações de cabotagem e longo curso, cinco companhias passarão pelo país no período, movimentando cerca de 119 mil passageiros.
As embarcações, operadas pela Costa, MSC, Azamara, Holland America e Silversea ainda irão visitar um total 12 destinos nacionais.
Temporada
Os números da CLIA também mostram que a atual temporada de cruzeiros, que começou em outubro do ano passado, tem a expectativa de gerar R$ 3,8 bilhões para a economia nacional.
O valor é motivado por gastos de cruzeiristas, armadoras e tripulantes nas cidades visitadas e representa um aumento expressivo se comparado à temporada de 2021/2022, quando a movimentação financeira foi de R$ 1,5 bilhão.
No quesito geração de empregos, a expectativa é de criar 48 mil empregos no país de forma direta e indireta.
A temporada 2022/2023 se estende até abril deste ano. Com quase seis meses de duração, conta com um aumento no número de leitos ofertados para 780 mil, alta de 47% na comparação com os 530 mil ofertados em 2019/2020 – pré-pandemia. Durante toda a estação, as embarcações farão 184 cruzeiros diferentes, que incluem total de 724 escalas.
“O turismo náutico tem um importante potencial de atrair mais turistas para o nosso país, movimentando a economia e gerando empregos tanto pelo trabalho nos navios quanto pela passagem dos visitantes nas cidades que fazem parte das paradas”, disse a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
“A temporada 2022/2023 tem seguido muito bem, tanto nas operações nos destinos, quanto em adesão do público, que está aproveitando o excelente custo/benefício dos cruzeiros. O Carnaval é uma grande festa brasileira e as companhias oferecem diversas opções de navegação de Norte a Sul do país”, disse o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Ministério do Turismo) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella