Guia completo: confira os documentos necessários para embarcar em um cruzeiro na temporada brasileira 24/25

0
documentos para embarcar em cruzeiro
Documentos corretos são essenciais para embarque em cruzeiros

Para garantir um embarque seguro e sem imprevistos em seu próximo cruzeiro, é preciso portar os documentos corretos na hora do check-in. 

Ainda que relativamente simples, as exigências documentais variam de acordo com o destino da viagem e contam com diversas particularidades, especialmente para hóspedes menores de idade. 

Por isso fica a pergunta: Quais documentos levar para embarcar em um cruzeiro no Brasil?

Para responde, o Portal World Cruises preparou um guia especial baseado em informações disponibilizadas pelo Terminal Concais.

Ainda que se refiram aos embarques em Santos, as exigências são as mesmas para todos os portos de embarque no Brasil.

Viagens Nacionais

Documentos para embarcar em cruzeiro nacional incluem RG e CNH

Para cruzeiros nacionais, os hóspedes adultos precisam portar apenas suas Carteira de Identidade (RG) ou suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH).

Os documentos, no entanto, precisam ser originais, no caso da CNH, precisam estar dentro do prazo de validade. 

Se estiverem viajando com os pais, os passageiros menores de idade precisam portar apenas suas Carteiras de Identidade (RG). 

Já aqueles que não estiverem viajando com ambos os genitores devem estar munidos de autorização de viagem com firma reconhecida em cartório.

No caso de estarem embarcando com apenas um responsável legal, é permitido embarcar mediante autorização com firma reconhecida do outro responsável. 

Mais informações podem ser encontradas no site da Polícia Federal, disponível neste link

Viagens para Argentina e Uruguai

Navios como o Costa Diadema realizam cruzeiros regulares para a Argentina e Uruguai

Para brasileiros maiores de idade embarcando em cruzeiros que visitam portos na Argentina e Uruguai, é preciso portar Passaporte válido ou Carteira de Identidade (RG). 

No segundo caso, no entanto, o documento precisa ser original, além de contar com foto reconhecível e não precisa ter sido expedido há no máximo dez anos. 

Ainda que reconhecidos no Brasil, outros documentos de identificação, como CREA, OAB e CRM, não serão aceitos, explicou o Concais. 

Menores de idade precisam portar Passaporte válido ou Carteira de Identidade (RG) original. Além disso, se não estiverem viajando com ambos os genitores devem estar munidos de autorização de viagem com firma reconhecida em cartório.

No caso de estarem embarcando com apenas um responsável legal, é permitido embarcar mediante autorização com firma reconhecida do outro responsável. 

Estrangeiros embarcando para Argentina e Uruguai devem portar Passaporte válido, além de eventuais vistos aplicáveis na validade. 

Para os estrangeiros residentes no Brasil, também é exigida via original da Carteira RNM – Registro Nacional de Migrante. 

Travessias e Outros Países 

Cruzeiros de travessia terminam na Europa ou em outras regiões do mundo

Um Passaporte válido será necessário para os cruzeiros de travessia entre o Brasil e a Europa e para outras viagens internacionais que visitem destinos internacionais além de Argentina, o Uruguai e o Chile. 

O hóspede deve ainda checar a necessidade de vistos para os destinos visitados, providenciando-os quando exigidos. 

As regras para menores de idade são as mesmas que as dos cruzeiros para a Argentina e Uruguai. 

Outras recomendações

O Concais frisa a importância de apresentar documentos originais, em bom estado e com a foto de acordo com a aparência atual da pessoa.

O terminal ainda recomenda que, em todos os casos, o documento tenha sido emitido a menos de dez anos.

É proibido por lei o embarque de passageiros com cópias de documentos, ainda que autenticadas, adverte o Concais. 

Texto (©) Copyright Redação Portal World Cruises / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar