
Passageiros e curiosos acompanharam a ocorrência, que aconteceu no Porto de Sydney, nana Austrália; homem foi resgatado sem ferimentos
Texto por Daniel Capella*
Um homem foi preso no último sábado (17/5), após tentar escalar os cabos de atracação do Carnival Adventure no terminal de passageiros de Sydney, na Austrália. A cena chamou a atenção de passageiros e pessoas que estavam no Circular Quay, gerando comoção e mobilizando tripulantes e autoridades locais.
Imagens divulgadas por testemunhas mostram o momento em que membros da tripulação, possivelmente da equipe de segurança, tentam dialogar com o homem a partir do navio. Segundo o site Cruise Hive e o canal australiano 9 News, o incidente ocorreu por volta das 15h (horário local), pouco antes do Carnival Adventure iniciar um novo roteiro de nove noites com destino à Grande Barreira de Corais.
Escalada perigosa e de alto risco
O navio da Carnival Cruise Line havia acabado de retornar a Sydney após um cruzeiro de 12 noites para as ilhas Fiji. Ainda atracada, a embarcação se preparava para iniciar a viagem quando o homem foi visto subindo por suas amarras.
De acordo com o Cruise Hive, além do risco óbvio de queda, a ação do indivíduo foi classificada como uma ameaça à segurança do Carnival Adventure e do terminal. Os cabos de amarração operam sob alta tensão e, em caso de rompimento, podem causar danos estruturais ou mesmo ferimentos fatais.
Resgate coordenado e prisão

De acordo com o 9 News, uma embarcação da polícia de New South Wales chegou ao local rapidamente. Os oficiais atuaram em conjunto com a tripulação para afrouxar os cabos e permitir que o homem fosse trazido em segurança ao chão.
Testemunhas afirmaram que cerca de 30 policiais participaram da ação e escoltaram o homem — de 30 anos e não identificado — para fora do local, sem qualquer registro de ferimentos.
“Conseguiram trazê-lo ao chão afrouxando os cabos, e cerca de 30 policiais o escoltaram. Estávamos assistindo tudo”, contou um dos presentes à imprensa local.
Até o momento, nenhuma acusação formal foi apresentada contra o homem. As autoridades ainda investigam o caso e avaliam se há envolvimento de questões psicológicas ou se o ato teve algum tipo de motivação deliberada.
Novo navio da Carnival
O Carnival Adventure é um dos dois novos navios que entraram em operação para a Carnival Cruise Line em março de 2025. Antes operado pela P&O Cruises Australia, a embarcação foi construída para a Princess Cruises no começo dos anos 2000 e realiza cruzeiros pelo Pacífico Sul partindo de Sydney, na Austrália.
Uma segunda embarcação, o Carnival Encounter, foi transferida da frota da P&O para a da Carnival no mês de março. Gêmeo do Adventure, o navio realiza cruzeiros partindo de Brisbane, também na Austrália.
Carnival Cruise Line irá absorver marca P&O Cruises Australia em 2025
Quer receber as últimas notícias do mundo dos cruzeiros em primeira mão?
Clique aqui para seguir o Portal World Cruises no Google Notícias e acompanhe novidades, bastidores e coberturas exclusivas dos cruzeiros nacionais e internacionais.
*Daniel Capella (MTb 97790/SP) é jornalista especializado no setor de cruzeiros. Com mais de 50 viagens do tipo realizadas, já embarcou nos navios das mais variadas companhias, em dezenas de destinos. Formado pela Universidade Católica de Santos tem mais de 15 anos de experiência na área, além de diploma em Gestão Portuária pela Fatec Rubens Lara. Atuando também na mídia internacional, é reporter e editor da Cruise Industry News, maior editora especializada em cruzeiros no mundo.