MSC Cruzeiros

MSC Grandiosa é um dos mais modernos navios da frota da MSC Cruzeiros. Foto © Daniel Capella

Nesta página especial, o Portal World Cruises apresenta o perfil da MSC Cruzeiros, com sua história, características, destinos de atuação e planos para a próxima temporada no Brasil.

Texto © Portal World Cruises

História

A MSC Cruzeiros começou a tomar forma em 1995, após uma reinvenção da tradicional marca StarLauro Cruises. Adquirida pela MSC Shipping em 1989, a companhia havia sido fundada na década de 60 como Lauro Lines.

Operando navios de segunda mão, incluindo alguns famosos como o Achille Lauro, a companhia serviu como base para o lançamento da MSC Cruzeiros atual. Após ser fundada oficialmente, a nova marca utilizou parte da frota da Lauro, antes de comprar navios mais modernos e encomendar novas embarcações a partir de 2003.

Acchile Lauro
Achille Lauro, um dos navios operados pela Lauro Lines

Seguindo um plano de expansão agressivo, passou a crescer exponencialmente comissionando navios quase anualmente nas últimas duas décadas. Hoje, é a maior companhia de cruzeiros privada do mundo, com uma frota de mais de 20 navios modernos operando em destinos ao redor do globo.

Em um feito considerável, a MSC Cruzeiros conseguiu recentemente o título de terceira maior companhia de cruzeiros do mundo, atrás apenas das gigantes do setor, que monopolizam a maior parte do mercado. Apesar da origem italiana, possui hoje sede em Genebra, na Suíça, com escritórios centrais em Gênova e Napoli.

Frota

A frota atual da MSC Cruzeiros é composta por 22 navios construídos entre 2001 e 2024. Com mais embarcações em encomenda no estaleiro Chantiers de l’Atlantique, a companhia ainda irá receber outros três navios até 2027.

Os navios da MSC são divididos em diferentes classes, que contam com tamanhos bem distintos. A Classe Lirica, por exemplo, conta com os menores e mais antigos navios da frota. Construídos entre 2001 e 2004, os quatro navios desta série contam com capacidade para cerca de 2 mil passageiros.

Já os maiores da frota, os navios da World Class, atualmente a maior e mais nova da frota, tem capacidade para 5,4 mil hóspedes. Enquanto a primeira unidade desta série, o MSC World Europa, entrou em operação em 2022, outras três ainda irão ser comissionadas até 2027.

Veja a seguir todos os navios da MSC Cruzeiros, do mais novo ao mais antigo:

 

Estilo e Características

A MSC Cruzeiros se classifica como uma embaixadora do estilo mediterrâneo de vida, o “Mediterranean Way of Life”, o que reflete nas atrações, no serviço e na gastronomia a bordo.

Ainda que o estilo permeie toda a operação da companhia, que oferece um produto consistente em toda a sua frota, a experiência a bordo varia consideravelmente entre navios e destinos. 

Em operações voltadas a públicos específicos, como o brasileiro, o norte-americano e o chinês, os cruzeiros tendem a incorporar mais características das populações locais.

Já os navios também apresentam variações consideráveis em relação a atrações, características e experiências.

Átrio dos navios da classe Seaside com as tradicionais escadarias de Swarovski da frota da MSC

Enquanto os mais antigos tendem a focar em atrações tradicionais como restaurantes, bares e lounges, além de casino, spa, lojas e piscinas, os mais novos incorporam também espaços e características modernas e inovadoras como os decks externos da classe Seaside e as gallerias da classe Meraviglia. 

Em comum, os navios da frota da MSC primam pela decoração luxuosa e moderna, elaborada em parceria com grandes escritórios de arquitetura da Europa.

Seguindo o padrão europeu, as refeições a bordo costumam acontencer mais tarde, com cardápios com foco na culinária mediterrânea e pratos inspirados principalmente na Itália.

Indicada para todos os tipos de passageiro, a companhia oferece cruzeiros contemporâneos que também contam com atrações como shows estilo Broadway, parques aquáticos, spas e mais.

Na maior parte de seus navios, a MSC Cruzeiros ainda oferece o MSC Yacht Club, que permite aos passageiros combinar uma experiência premium, em uma área privativa, com entretenimento e características de navios de grande porte.

Confira a seguir os destinos de atuação da companhia, além de mais detalhes de sua próxima temporada no Brasil e América do Sul. 

Destinos de Atuação

O principal destino visitado pelos navios da MSC Cruzeiros é a Europa, com boa parte da operação da companhia acontecendo na região do Mediterrâneo e Norte Europeu.

A alta temporada por lá acontece durante o inverno brasileiro, entre os meses de maio e outubro. Nessa época, há grande variedade de roteiros no velho continente, partindo de portos como Veneza (Marghera), Gênova, Civitavecchia (Roma), Barcelona, Hamburgo e Amsterdam.

A MSC é líder também na América do Sul, onde costuma ter diversos navios dedicados aos mercados brasileiro, argentino e uruguaio em temporadas sazonais. A estação costuma acontecer entre novembro e abril, com cruzeiros partindo de Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Itajaí e Maceió.

MSC Magnifica
MSC Magnifica atracado em Key West: MSC tem investido pesado em itinerários partindo dos Estados Unidos. Foto © Daniel Capella

Nos últimos anos, a companhia também vem investindo especialmente no mercado norte-americano, com diversos navios navegando durante o ano inteiro a partir de Miami, Port Canaveral e Nova Iorque para roteiros rumo ao Caribe e Bahamas.

Outra opção na região são os cruzeiros pelo Caribe Sul, que partem de Guadalupe e Martinica e não exigem visto. Para os hóspedes brasileiros, a MSC ainda oferece um pacote completo para estes itinerários, com cruzeiro, parte aérea e transfers.

A MSC Cruzeiros ainda realiza itinerários pelo Oriente Médio, Ilhas Canárias, África do Sul e Ásia. Em 2026, o MSC Poesia marcará a estreia da companhia também no Alaska.

América do Sul – Temporada 2024/2025

A MSC Cruzeiros terá seis navios na América do Sul na temporada 2024/2025, com cinco deles dedicados a embarques no Brasil. 

Serão seis portos de embarque no país, localizados nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul: Maceió, Salvador, Rio de Janeiro, Santos, Paranaguá e Itajaí. 

O destaque da temporada é o MSC Grandiosa, que parte de Santos em roteiros de sete noites para Búzios, Salvador e Maceió. Os cruzeiros – que acontecem entre dezembro e abril – também poderão ser iniciados nos últimos dois portos. 

Escalas de navios de cruzeiro nos portos do brasil
Com embarques em Santos, MSC Seaview foi primeiro navio a chegar para a temporada

Já o MSC Seaview retorna a Santos para mini-cruzeiros, além de itinerários de sete noites para o Nordeste e o Prata. O navio ainda será responsável pelos temáticos da PromoAção, recebendo cantores e bandas famosos entre novembro e janeiro. 

Após ter seu retorno à China cancelado, o MSC Splendida se juntou a temporada brasileira em agosto desse ano. Partindo de Santos e Itajaí, o navio oferece roteiros regulares para o Prata entre dezembro e março. 

O MSC Orchestra é outro navio que retorna ao Brasil, oferecendo embarques no Rio de Janeiro. Partindo do Pier Mauá, a embarcação da classe Musica oferece cruzeiros com duração entre três e oito noites para destinos no Brasil, Argentina e Uruguai. 

O MSC Armonia completa a frota da MSC Cruzeiros no Brasil em 2024/2025, realizando embarques em Itajaí e Paranaguá para cruzeiros à Argentina e Uruguai entre dezembro e o começo de fevereiro. Em seguida, parte para Santos, oferecendo mini-cruzeiros até o final de março.