O Porto da Praia, nas Ilhas Cabo Verde, recebeu nesta terça-feira, pela primeira vez, três navios de cruzeiro ao mesmo tempo, com mais de dois mil turistas a bordo.
Das três embarcações, duas delas, os alemães AIDAcara e o Albatros, estarão atracadas até o final do dia no porto da Praia, ainda em construção. Já o finlandês Kristina Katarina deixa o porto da Praia, na quinta-feira, 14.
Os turistas são recebidos por agências que programam excursões a diferentes pontos turísticos de Santiago: Cidade Velha, Rui Vaz e Tarrafal.
Com a aposta no turismo de cruzeiro, as autoridades cabo-verdianas pretendem atrair para o arquipélago milhares de turistas, cientes que, do ponto de vista econômico, as escalas poderão contribuir para o desenvolvimento do país.
Recentemente, durante a apresentação do projeto “Cabo Verde – destino de cruzeiros” o administrador da Enapor, Jorge Pimenta Maurício anunciou que o Porto Grande do Mindelo já tem 43 escalas de navios de cruzeiro previstas para 2014.
Um outro dado tendente a transformar Cabo Verde num destino de cruzeiros é a “marcação emblemática” de uma escala, em 2013, do navio Azura, da P&O Cruises, e que resulta na estada no arquipélago de responsáveis de algumas companhias de navegação do sector.
Com este incremento, enfatiza Jorge Pimenta, concretiza-se a “entrada definitiva” de Cabo Verde no circuito de escalas regulares de cruzeiros do Atlântico. Região por onde passam os navios que deixam o Brasil para a Europa e vice-versa.
Nos últimos anos, a Enapor tem vindo a participar em diversas feiras mundiais do turismo de cruzeiro, onde empresas e profissionais do setor expõem os seus produtos e serviços, e têm a oportunidade de assistir a conferências sobre temáticas atuais e de interesse para o setor.
A Enapor tem sido também a principal promotora deste tipo de turismo e está a trabalhar com a comunidade portuária no sentido de congregar esforços para tornar mais atrativo o destino Cabo Verde, para as companhias de cruzeiro.