O navio Maritime Champion, de bandeira de Cingapura, colidiu com o cais do Terminal 35 da Libra, na Ponta da Praia, na madrugada desta sexta-feira. O acidente aconteceu por volta das 3h20, quando o cargueiro entrava no Porto de Santos. Segundo a Praticagem, havia prático a bordo.
A embarcação deveria atracar no Terminal Marítimo do Guarujá (Termag), na Margem Esquerda do complexo, para o desembarque de 13.350 toneladas de fertilizantes.
Em nota oficial, a Libra informou que está investigando as avarias causadas para avaliar quando conseguirá retomar a totalidade das operações, já que, momentaneamente, os trabalhos no trecho do cais atingido estão paralisados. A expectativa da empresa é que as atividades sejam normalizadas o mais breve possível. A companhia destacou ainda que os terminais 35.1 e 37 seguem operando normalmente.
Segundo informações iniciais coletadas pela Guarda Portuária, cerca de 10 metros do cais ficou avariado. A rede de distribuição de energia elétrica dos portêineres também teria sido atingida.
Um equipe da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) está no local para avaliar o danos causados. Nesse momento, o navio está atracado no Termag. A agência do cargueiro, a Oceanus, também está com a seguradora analisando os prejuízos.