Especial Impressões Costa Favolosa – 1

0

Conhecemos um dos navios mais novos da frota Costa, o Costa Favolosa, em sua segunda escala no Porto de Santos, no final de 2012. A embarcação estreou na América do Sul em grande estilo, na épica temporada 2012/2013, quando a Costa teve quatro navios de grande porte na região, com roteiros para o nordeste. Na temporada seguinte, esteve dedicado ao mercado argentino, com embarques apenas no Rio de Janeiro. Em 2014/2015, retorna ao Brasil, dessa vez, para embarques em Santos. Assim, aproveitamos para apresentar o gêmeo do Fascinosa a nossos leitores. Confira!

Histórico do navio

Bandeira da Costa Crociere na proa

Entregue em 2011, e com cerca de 115 mil toneladas, o Costa Favolosa é um dos maiores e mais novos navios da frota da Costa Crociere. É parte da classe Concordia, iniciada com o navio homônimo em 2006, e encerrada em 2012 com a entrega do Costa Fascinosa. Seis navios fazem parte dessa classe, além dos já citados Concordia e Fascinosa, e do próprio Favolosa, também integram-na o Costa Pacifica, o Costa Serena e o Carnival Splendor. Este último, tem diversas alterações no projeto original, e é parte da frota da Carnival Cruise Line, companhia que detém todo o grupo Costa desde 1999, mas mantém o design essencial de um navio da classe Concordia. O Favolosa é parte de um programa de expansão da frota que visava atender a crescente demanda de leitos na Europa, e incluiu a entrega de mais de dez navios de grande porte entre 1999 e 2012, sob um custo total de 2,4 bilhões de euros.

Integrado na última parte deste programa, o Favolosa, assim como seu mais próximo gêmeo, o Fascinosa, teve seu design um tanto alterado em relação aos primeiros navios da classe. Os nomes destes dois navios, que são os últimos da classe, foram escolhidos em um concurso organizado pela própria Costa em meados de 2009, e que inclusive teve cobertura do então blog WorldCruises.com (clique aqui para ver notícia da época). Favolosa, especificamente, remete ao termo italiano “favola”, em português fábula. Os interiores do navio foram projetados pela equipe de Joseph Farcus, arquiteto de interiores da Costa Crociere desde 1999, com esta inspiração: os contos de fadas e as fábulas.

Por isso, o navio é constantemente chamado de um castelo mágico contemporâneo, e tem, além da temática, o nome de seus ambientes seguindo essa linha; o Piano Bar Camelot é apenas um dos vários exemplos. Antes de vir ao Brasil operou no Mediterrâneo, e havia feito sua primeira temporada de inverno boreal nos Emirados Árabes, com embarques semanais em Dubai. No final de sua temporada inaugural na região, a 2012/2013 foi cenário do filme de comédia brasileiro “Meu passado me condena”, com Fábio Porchat. A película foi quase totalmente filmada a bordo do navio, em sua travessia rumo à Itália.

Características técnicas

Um dos maiores navios a ostentar a bandeira italiana em toda a história, o Favolosa tem capacidade para 3780 passageiros em ocupação máxima, e 3,012 em ocupação dupla. Foi construído entre 2009 e 2011, no estaleiro estatal italiano Fincantieri, de Marghera, e entregue em Julho de 2011, em cerimônia na cidade italiana de Trieste. Equipado com pods azimutais (motores móveis), atinge a velocidade de 20 nós, o equivalente a 40 km. Sua equipe é composta por aproximadamente 1,100 tripulantes, que se dividem entre a área hoteleira e operacional do navio, em uma hierarquia muito bem elaborada, que tem como maior posto o comandante Carmine Maddalone (dez/2012). Possui 290 metros de comprimento, e 35 de largura, dimensões que o colocam como um dos maiores navios na América do Sul.

O navio

Átrio dei Diamanti

Com seus elevadores panorâmicos, e decoração que condiz com o nome, o principal ambiente a bordo do Costa Favolosa, e que é referência para toda a embarcação, é o Átrio dei Diamanti, que se estende por 10 andares, e serve de acesso para a maioria das áreas a bordo. Sua área principal, fica no deck 3, mesmo andar do primeiro piso do Teatro Hortensia, e dos andares inferiores dos restaurantes Duca d’Orléans e Duca di Bogogna. Nesse nível do átrio se localizam os balcões de serviços: a recepção (customer service) do lado direito e o balcão de excursões, do lado esquerdo. Na área central do Átrio, que nos andares superiores é ocupada por um vão aberto, se situam um pequeno palco, um bar e umas pista de dança, além de várias mesas e poltronas, e de um grande bar, o Bar dei Diamanti. No deck superior, mais algumas poltronas, dividem o espaço com a área das fotos e suas vitrines.

Disco Etoile

Neste andar, além do átrio, e do nível intermediário do Teatro Hortensia, estão mais áreas públicas: os andares superiores dos restaurantes Duca d’Orléans e Duca di Bogogna, a Discoteca Etoile, e a Sala Fabergé: o centro de convenções do Favolosa. O deck 5, é o principal andar de áreas públicas do navio, onde se localizam os principais espaços públicos. Na proa, o último andar do Teatro Hortensia faz limite com a área do Átrio, que neste andar possui lojas, a biblioteca de bordo, e o salão de jogos. Mais a frente, está o Grand Bar Palatino, que divide parte de seu espaço com o Bar Classico Montespan, situado na lateral esquerda de sua entrada central. Ainda neste andar, se encontram a Cafeteria Porta d’Oro, que é anexa ao fliperama Club Cavallo Bianco, onde está localizado o cinema 4D do Favolosa, chamado de Belphégor. Da Cafeteria Bagdad, acessa-se o Casino El Dorado, com suas esculturas extravagantes e teto verde.

Teatro Hortensia

Dele, é possível ver a Disco Etoile, através de um vão aberto envidraçado. As últimas três áreas desse deck, situadas na popa são o Salone Molière, o Piano Bar Camelot e o Salão de Bar Pompadour. Ao centro, entre estes três ambientes está o Átrio Duca d’Orléans, de três andares, cuja principal função é garantir acesso a este restaurante nos andares inferiores. Assim como nos decks 1 e 2, os decks entre o 6 e 8 são ocupados somente por cabines, nos dois mais baixos, as externas e internas dominam, enquanto que nos três superiores, a maioria são cabines externas com varanda, e também internas. Acima do 8 andar, o Favolosa ainda possui outros 5 decks, que podem ser dívidas em duas partes distintas: a que vai da proa até o Átrio, e a que se inicia no Átrio e termina na Popa.

Piano Bar Camelot

Enquanto a primeira parte é ocupada por cabines e áreas do Samsara Spa, a segunda parte possui mais áreas públicas: duas de suas piscinas (Lido di Porpora e Lido della’Ondina) e o Ristorante Buffet Ca d’Oro, no deck 9. No deck 10, além do Squock Club, é ocupada a mesma área é ocupada pelos andares superiores, tanto dos lidos quanto do Buffet. Já no deck superior, o 11, está o Ristorante Club Favolosa, a outra piscina do navio, no Lido Belvedere, e o telhado de vidro que cobre o Lido della’Ondina. O mais alto deck completo do navio, de número 12, possui uma quadra, com arquibancada, várias áreas com espreguiçadeiras para banho de sol, e na parte posterior, o andar superior do Samsara Spa. Acima, ainda há um pequeno observatório na proa, onde estão disponíveis, inclusive binóculos, e o mastro principal, onde estão alguns dos radares e equipamentos de navegação, dividindo espaço com as bandeiras, tanto do país de operação, quanto do país de origem, da operadora, e outras possíveis.

Lido della’Ondina

Para mais fotos do interior do navio, clique aqui
Observamos que este artigo não tem nenhuma relação com nenhuma companhia ou agência de viagens, é apenas a percepção de nossa estada a bordo. Os dados aqui postados, tem como fonte material fornecido a bordo e catálogos das companhias, que podem ser modificados com o tempo. Horários, valores, e informações sobre bandas e shows podem ter sofrido alterações. 


Texto e Imagens (©) Copyrights Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui