Especial Impressões Costa Favolosa – 2

0
Lido di Porpora, na popa. 

Estivemos a bordo do Costa Favolosa em uma de suas primeiras escalas no Brasil, no final de 2012. Agora, apresentamos o nossos leitores, o principal navio da Costa Crociere no Brasil em 2014/2015, nesse especial. A primeira parte, publicada há algumas semanas está disponível neste link. Esta segunda parte traz detalhes sobre acomodações, restaurantes, roteiros e muito mais! 

Restaurante Duca d’Orléans.

Culinária e Refeições a bordo

Buffet Ca d’Oro

Com quatro restaurantes diferentes, o Favolosa não deixa a desejar nesse sentido. Os seus dois salões de refeição principais, o Duca d’Orléans, e o Duca de Borgogna ocupam dois pisos nos decks inferiores do navio, e são usados principalmente para o jantar, servido em dois turnos, um deles, porém, abre diariamente também para almoço e café-da-manhã. A outra opção para todas as refeições é o Buffet Ca d’Oro, que funciona em horários ampliados e no sistema self-service; também possui dois andares. Além desses, na mesma região do Ca d’Oro funciona o Club Favolosa que, não incluído na tarifa do cruzeiro, oferece somente jantares com padrões mais elevados em relação aos dos outros restaurantes, e tem um cardápio especial.

Cabines e Acomodações

Cabine com varanda

No Favolosa existem aproximadamente 20 categorias de cabines, distribuídas em 8 decks. Essas categorias variam de acordo com a localização, tamanho ou característica das cabines. Nessas categorias também se encaixam as diferenças entre cabines internas, externas e externas com varanda, além das cabines Samsara, que são divididas em cinco categorias, e dão direito a acesso ilimitado ao Spa, e de utilização do restaurante exclusivo da categoria no deck 3. Ao todo são cerca de 1,500 cabines para escolha, todas com banheiro privativo, televisão, ar-condicionado e frigobar.

Roteiros da temporada

Buenos Aires, uma das cidades visitadas pelo Costa Favolosa.
Deixando Santos, seu porto-base.

Na sua temporada de estreia, quando estivemos a bordo, o Costa Favolosa, ainda integrou o esquema mais tradicional da Costa Crociere, ficando dedicado exclusivamente a roteiros de sete noites para a Bahia, com embarque em Santos e Rio de Janeiro, e escalas em Ilhéus, Salvador e Ilhabela. Retornou em 2013/2014, dedicado ao mercado argentino, e com opção de embarque no Brasil, apenas no Rio de Janeiro em algumas saídas. Durante a temporada 2014/2015 retornará mais uma vez à América do Sul, dessa vez para alternar entre roteiros para o nordeste e o prata, sempre com partida de Santos (e opção de embarque em Buenos Aires para roteiros de 14 noites). Ficará no país entre o começo de dezembro e a segunda quinzena de março. Em 2015/2016, deverá mais uma vez retornar para roteiros semelhantes no Brasil.

Samsara Spa

Pontos Altos

O teatro visto de seu segundo andar
  • Com todo seu tamanho, possui vários bares, piscinas e restaurantes, dando várias opções a seus passageiros.
  • No Brasil, é um trunfo para o navio possuir grande quantidade de áreas externas e solários nos decks superiores. Sua piscina de popa é um dos ambientes mais agradáveis a bordo, e em caso de tempo ruim, a piscina central possui teto retrátil, tornando seu uso possível, mesmo assim. 
  • Assim como em seu gêmeo Fascinosa, um dos diferenciais é um grande complexo Samsara, o Spa nos navios mais recentes da Costa. A área é bastante agradável, e possui uma área de relaxamento quase toda envidraçada.
  • Sua decoração temática é leve, e não tão extravagante como em outros navios da frota. 
  • Um diferencial na organização a bordo, com vista a eliminar filas e tempo de espera dos passageiros foi o acréscimo de máquinas automáticas para cadastramento de cartão de crédito que estão espalhadas pelo navio. Assim, evita-se a aglomeração na área da recepção com esse fim. 
  • A área externa do Squok Club possui um parque aquático e várias atrações para as crianças em um ambiente que lembra um filme da Disney com castelo, torres e uma caravela. 

Pontos Baixos

Átrio dei Diamanti
  • Seu design aparenta alguns problemas na circulação dos passageiros, especialmente em algumas áreas do deck 4, que é isolada pelos dois restaurantes principais. Com isso, o único caminho nos andares de áreas públicas entre a proa e popa acaba sendo o deck 5 que dificulta a passagem, e faz com que este andar fique superlotado em horários de pico (como o final de shows ou do jantar). O problema, no entanto, não altera em quase nada o aproveitamento da viagem.
  • Mesmo que haja a preocupação da companhia em diminuir as filas e aglomerações, em alguns momentos essa é uma tarefa impossível. Em um navio com capacidade para quase 4,000 passageiros, e lotação esgotada, ocasionalmente problemas desta natureza irão ocorrer.
  • A estratégia de Joseph Farcus, arquiteto responsável pelo Favolosa, ao decorar os navios é criar um ambiente fora do comum, completamente diferente dos que o passageiro costuma freqüentar em terra. Mas será que é isso mesmo que o passageiro quer? Em alguns pontos do navio a decoração é muito exagerada, e o tema “Contos de Fada” fica pesado e feio. 

Conclusão Final

O Favolosa nos surpreendeu positivamente; é um bom navio, com todas as características da frota moderna da Costa e ainda algumas novidades, como a decoração menos extravagante, e o cinema 4D. Ainda que possa não agradar a todos tipos de passageiro, o Favolosa com certeza é uma boa opção, especialmente para aqueles que preferem navios grandes, com o estilo de grandes resorts. Quem procura navios mais intimistas e menores, no entanto, deve pensar duas vezes antes de decidir por esse navio. De qualquer forma, pode propiciar uma boa experiência, e nossa impressão é positiva.

Para mais fotos do interior do navio, clique aqui


Para ver a primeira parte do especial, clique aqui
Observamos que este artigo não tem nenhuma relação com nenhuma companhia ou agência de viagens, é apenas a percepção de nossa estada a bordo. Os dados aqui postados, tem como fonte material fornecido a bordo e catálogos das companhias, que podem ser modificados com o tempo. Horários, valores, e informações sobre bandas e shows podem ter sofrido alterações. 


Texto e Imagens (©) Copyrights Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui