Na manhã deste domingo, enquanto manobrava para atracar no Porto de Veneza, na Itália, o MSC Opera protagonizou um acidente. Aparentemente fora de controle, o navio da MSC Crociere atingiu o navio de cruzeiros fluvial River Countess, da Uniworld, e o cais de San Basilio, no canal da Giudecca.
A cena foi registrada por passageiros de ambos os navios, que publicaram vídeos do acidente em redes sociais. Enquanto apita, o MSC Opera navega em direção ao cais e se choca contra o River Countess, que está atracado. Os passageiros do navio fluvial correm em direção contrária para fugir do desgovernado navio MSC.
De acordo com a administração municipal local e a agência de notícias Ansa, o Opera utilizava dois rebocadores em sua manobra de atracação. O cabo de uma das embarcações rompeu pouco antes do choque contra o cais, o que contribuiu para o acidente.
Em comunicado oficial, no entanto, a MSC Crociere confirmou que o MSC Opera sofreu uma pane técnica. Também de acordo com a companhia, o navio foi liberado logo após o acidente e prosseguiu com sua operação regular de passageiros. A MSC ainda afirmou que irá investigar o ocorrido.
Inaugurado em 2004, o Opera é parte da classe Lirica e realiza temporada pelo Adriático e Ilhas Gregas. No momento do choque, encerrava um cruzeiro de sete noites iniciado também em Veneza no último dia 26. Após deixar a Serenissima, a embarcação, que tem capacidade para 2,150 passageiros, escalou Bari, na Itália, e Kotor, em Montenegro, bem como Corfú, Santorini e Mykonos, na Grécia.
Em 2011, o navio já havia se chocado com o cais em situação similar. Clique aqui para ler mais.
Já o River Countess entrou em operação em 2003 e realiza cruzeiros pelo Rio Pó e pela Laguna Veneta. Com capacidade para até 130 passageiros, iniciava um cruzeiro de 7 noites com ida e volta a Veneza. O itinerário da Uniworld River Cruises inclui paradas em Chioggia e Polesella, entre outros.
Ferimentos leves e dano superficial
De acordo com a administração de Veneza, cinco feridos foram levados a um hospital local. Enquanto uma das pessoas foi liberada imediatamente, outras quatro permaneceram no local para observação. Nenhum dos envolvidos, no entanto, apresentou mais do que ferimentos leves.
Já as embarcações sofreram danos de diferente forma, ainda que nenhuma esteja em risco. Enquanto o MSC Opera não teve sua estrutura comprometida e saiu do acidente com seu casco apenas arranhado e levemente amassado, o River Countess chegou a ter seu casco perfurado.
Um pequeno vazamento foi registrado no interior do navio, mas logo contornado. Um dos restaurantes do navio teve seus vidros quebrados e estruturas externas na área atingida foram danificadas.
A Uniworld mandou uma equipe de crise técnica e náutica para analisar melhor a situação da embarcação. Enquanto isso, os passageiros que embarcariam nesse domingo, estão sob os cuidados da companhia em hotéis.
O MSC Opera devia ter seguido viagem, em novo cruzeiro rumo as Ilhas Gregas no fim da tarde. A embarcação, no entanto, segue atracada em Veneza e o cruzeiro foi cancelado.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Vigili del Fuoco