Depois de se acidentar em Veneza neste domingo, o MSC Opera foi o terceiro navio da MSC Crociere a se envolver em colisões este ano. Antes, em fevereiro, o MSC Orchestra e o MSC Poesia já tinham protagonizado um incidente no Porto de Buenos Aires na Argentina.
Na ocasião, os dois navios da companhia italiana se chocaram, enquanto o MSC Orchestra deixava a capital argentina. Atracado, o MSC Poesia foi atingido pelo seu gêmeo e sofreu avarias superficiais na proa. Já o MSC Orchestra viu dano um pouco maior, especialmente em seu deck externo lateral, onde se localizam os botes salva-vida.
Nenhum dos navios, no entanto, teve sua integridade ou segurança comprometida e as viagens de ambos continuaram. Clique no atalho a seguir para ler mais sobre o episódio.
Após acidente na Argentina, Orchestra realiza parada emergencial em Itajaí
MSC Opera já se chocou contra cais em 2011
O próprio MSC Opera já se envolveu em uma situação semelhante anteriormente. Enquanto realizava temporada voltada ao público brasileiro em 2011, o navio também bateu no cais durante manobra.
O acidente ocorreu em Buenos Aires, no dia 25 de março daquele ano, enquanto o Opera seguia viagem após pernoitar na capital argentina. Na ocasião, a embarcação partia para Punta del Este quando se chocou com uma das dársenas do porto local. Impedido de seguir viagem para avaliação das autoridades locais, acabou por cancelar a parada no balneário uruguaio.
Assim como nos casos mais recentes, ninguém se feriu e os danos ao navio também foram considerados superficiais. Confira nossa cobertura da época:
MSC Opera envolvido em acidente em Buenos Aires (atualizado)
MSC Armonia no Caribe e outros casos que acabaram virais
Ainda que pequenos acidentes dessa natureza ocorram com certa frequência durante manobras e não signifiquem problemas para o navio ou seus passageiros, alguns casos acabam ganhando destaque na opinião pública e se tornando virais na internet.
Há cerca de um ano, por exemplo, outro navio da frota da MSC destruiu o cais de cruzeiros em Roátan, nas Honduras. Também aparentando estar fora de controle, o navio da classe Lirica atingiu o píer da cidade caribenha quase perpendicularmente. Na época, um vídeo registrando do acidente se tornou viral na internet.
Como nas outras batidas, no entanto, não houve feridos e os danos ao navio foram apenas superficiais.
Outro caso emblemático envolvendo um navio da MSC aconteceu em dezembro de 2011, quando o MSC Orchestra quase colidiu com o Costa Pacifica em Búzios. Vídeos gravados pelos passageiros a bordo de ambos os navios ficaram famosos na internet na ocasião.
Pouco depois, em janeiro de 2012, noticiamos um acidente com o MSC Poesia nas Bahamas. O navio se chocou contra um banco de areia e acabou ficando encalhado por algumas horas. O fato aconteceu na ilha de Freeport.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Daniel Capella e reprodução Youtube