A Costa Crociere anunciou hoje os planos para sua temporada 2020/2021 na América do Sul. A grande novidade é a volta de um terceiro navio para a região. Pela primeira vez dedicado ao Brasil, o Costa Luminosa se juntará ao Costa Fascinosa e ao Costa Pacifica na região.
Chegando em 30 de novembro, o Costa Luminosa ficará baseado em Santos, com possibilidade de embarque também em Itajaí. Além de estrear no país, o navio protagonizará também primeira vez que a companhia italiana realizará embarques na cidade catarinense.
Parte da classe Vista, o Luminosa tem 92 mil toneladas e capacidade para cerca de 2,800 passageiros em ocupação máxima. Diferente dos navios que têm realizado temporadas na região – Fascinosa, Favolosa e Pacifica – realizará principalmente cruzeiros para o Prata.
Serão 12 cruzeiros de sete noites, passando por Santos, Itajaí, Buenos Aires e Montevideo. A embarcação também realiza mini-cruzeiros de três e quatro noites a partir de Santos. No itinerário estão visitas a destinos turísticos como Balneário Camboriú e Ilha Grande. O retorno para a Europa está marcado para março de 2021.
De acordo com Dario Rustico, presidente executivo da Costa para América do Sul e Central, a escolha do Luminosa está relacionada à experiência a bordo. Ao optar por uma embarcação menor e mais intimista, a companhia priorizou a qualidade do serviço e da oferta.
“A vinda do Costa Luminosa em 2020/2021 reflete o compromisso da Costa em seguir investindo estrategicamente na América do Sul”, disse Rustico. O presidente ainda destacou o potencial do mercado, que tem grande número de viajantes.
“Vamos buscar gradativamente aumentar nossa capacidade na região”, conclui o executivo. Ainda de acordo com ele, a tendência é que o Brasil se torne um destino de ano inteiro no futuro.
Costa Fascinosa e Costa Pacifica
Os navios da temporada 2019/2020, Costa Fascinosa e Costa Pacifica também retornam em 2020/2021. Enquanto o primeiro fica baseado em Santos, o segundo segue baseado no Rio de Janeiro.
Agora inteiramente dedicado a roteiros rumo ao Nordeste, o Costa Fascinosa chega em Santos em dezembro. O navio realiza 14 roteiros de seis e sete noites com visitas a Búzios, Ilha Grande, Ilhabela, Ubatuba, Balneário Camboriú, Porto Belo bem como Salvador e Ilhéus.
O Costa Fascinosa também realizará seis mini-cruzeiros de três a quatro noites, com escalas em Ilhabela, Ubatuba, Balneário Camboriú e Porto Belo. Posteriormente, antes de retornar para a Itália, o navio ainda embarca em um itinerário de Páscoa rumo ao Prata.
A viagem parte em 30 de março e tem oito noites. Com programação temática a bordo, o cruzeiro será o segundo consecutivo de Páscoa na América do Sul.
Já o Costa Pacifica retorna para o mercado argentino e uruguaio, com partidas de Buenos Aires e Montevideo. Nos roteiros, que variam entre sete e nove noites, o navio também realizará embarques no Rio de Janeiro. Além das três cidades, os itinerários também passam por Ilhabela, Búzios e Ilha Grande.
A Costa também anunciou que os três navios realizarão travessias atlânticas entre a Itália e o Brasil. Os itinerários incluem escalas em Veneza, Savona, Messina, Nápoles e Civitavecchia, na Itália. Na Grécia, as paradas são em Corfú e Katakolon, enquanto na Espanha as visitas acontecem em Barcelona, Cádiz, Málaga e Santa Cruz de Tenerife.
Os navios ainda irão passar por Gibraltar, Funchal (Portugal), Marselha (França) e Tânger (Marrocos). No Brasil, estão previstas paradas em Salvador, Ilhéus, Recife e Maceió, bem como Santos e Rio de Janeiro.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Carneiro (Cruising Online) e Daniel Capella