Começou na última quinta-feira (26/3) o desembarque dos passageiros do Le Boreal no Rio de Janeiro. Como adiantado por nós, a embarcação havia solicitado ajuda ao Brasil depois de não conseguir atracar em outros países.
A temporada de cruzeiros no Brasil acabou oficialmente em 19 de março, depois de determinação do Ministério da Saúde. A embarcação da Ponant, no entanto, recebeu autorização para atracar em um gesto humanitário.
O navio atracou na cidade do Rio de Janeiro no dia 25, após completar 14 dias sem parar em nenhum porto.
A Anvisa realizou uma inspeção completa a bordo e analisou os dados de saúde dos passageiros, levantados pela equipe médica da embarcação. Não há relatos de casos ou suspeita de Covid-19 no Boreal.
O navio tem 223 passageiros que serão repatriados, além de 146 tripulantes.
O desembarque dos passageiros está acontecendo de acordo com os horários dos voos que os levarão de volta a seus países de origem. O transporte acontece de forma direta, da porta do navio até o aeroporto. Os desembarques devem ser finalizados neste domingo.
A realização do transporte e do agendamento de voos é de responsabilidade da Ponant e toda a operação segue sob supervisão da Anvisa. Para o desembarque dos passageiros, por exemplo, a Agência solicitou o uso de equipamentos de proteção para resguardar a saúde dos próprios passageiros.
Após o desembarque de todos os passageiros, os navios Le Boreal e L’Austral realizarão abastecimento de água e alimentos. Em seguida, partirão juntos de volta para a França, país de origem das embarcações.
L’Austral
Antes do Le Boreal, o navio L’Austral havia passado por situação semelhante.
O navio ficou em alto mar, sem atracar em nenhum porto, por mais de 20 dias. Portanto, os seus passageiros ficaram isolados por um período maior do que o isolamento recomendado, sem que houvesse casos de Covid-19 a bordo.
O navio atracou na cidade do Rio de Janeiro para que os passageiros fossem levados de volta aos seus países.
No momento, o navio está na área de fundeio somente com sua tripulação, aguardando o fim do desembarque dos passageiros do Le Boreal.
Texto (©) Copyright Anvisa (adaptado) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella