Dois navios da Princess Cruises se dirigem ao Brasil neste momento. Fora de serviço comercial desde meados de março, o Island Princess e o Crown Princess deixaram os EUA na semana passada e navegam rumo à América do Sul.
De acordo com o sistema de AIS, o destino das duas embarcações é Fortaleza, no Ceará. Sem passageiros, o Crown Princess tem previsão de chegada na cidade para o dia 5 de Maio, enquanto o Island Princess prevê chegar no dia seguinte.
As escalas não estavam previstas anteriormente e não tiveram suas razões reveladas pela companhia. Se confirmadas, podem estar relacionadas à repatriação de tripulantes brasileiros e sul-americanos.
Em condições normais, o Island Princess tem tripulação composta por 900 pessoas e o Crown Princess por 1,201 pessoas.
Atualização: Nesta segunda-feira (4/5), o Crown Princess alterou seu destino e data de chegada. Confira mais detalhes:
Operações de repatriação no Grupo Holland America Line
No último dia 17, o Grupo Holland America, do qual a Princess faz parte, anunciou intenção de usar seus navios para levar tripulantes de volta para seus países. O plano, no entanto, era usar o Caribbean Princess para repatriar os funcionários provenientes da América do Sul e do Caribe.
Além de seus próprios tripulantes, o Caribbean iria receber os caribenhos e sul-americanos de outros navios do grupo HAL. As transferências ocorreriam nas Bahamas, onde boa parte das frotas da Princess, Seabourn e Holland America se encontram fundeadas.
De acordo com documento obtido pelo Portal WorldCruises.com, o navio deveria ter partido das Bahamas em 25 de Abril, após receber os tripulantes adicionais. O Caribbean Princess então passaria por Jamaica, México, Honduras, Colômbia, Venezuela, Grenada, Dominica, Barbados e Trinidad e Tobago antes de chegar ao Brasil.
Por aqui, aportaria em 17 de Maio, em Fortaleza. Depois passaria por Recife, em 19 de Maio; Salvador, em 21 de Maio; e Rio de Janeiro, em 24 de Maio. Em seguida, partiria para o Uruguai e a Argentina, destinos finais da viagem de repatriação.
Na noite desta quinta-feira (30/4), no entanto, o navio segue nas Bahamas e não tem previsão de partida. O cronograma original previa escala em Cancun para o dia de hoje.
O Island Princess e o Crown Princess, que agora se dirigem ao Brasil, tinham planejadas viagens à Ásia e África. A programação previa paradas nas Filipinas, Indonésia, Índia e África do Sul.
Além três navios, o Regal Princess, o Veendam, o Volendam, o Nieuw Amsterdam e o Seabourn Quest deveriam ser utilizados na repatriação de tripulantes da Europa, Ásia e África. Os cinco navios também se encontravam nas Bahamas.
Koningsdam já esteve em Fortaleza após parada dos cruzeiros
A passagem do Island e do Crown Princess por Fortaleza também pode estar relacionada a abastecimento. Outro navio do Grupo Holland America, o Koningsdam esteve na cidade há algumas semanas para embarcar alimentos e reabastecer.
O navio, um dos maiores da Holland America Line, está sem operar com passageiros desde 15 de Março. Em viagem entre a Flórida e a Califórnia, onde irá operar quando os cruzeiros forem retomados, o navio passou pela ilha caribenha de Barbados no dia 22 daquele mesmo mês.
Depois, em vez de seguir diretamente para o Panamá, onde posteriormente atravessou o canal rumo ao Pacífico, o navio desviou sua rota e veio a Fortaleza, atracando em 2 de abril. A escala foi considerada humanitária pelas autoridades locais, que não permitiram desembarque de tripulantes.
Atualmente, o Koningsdam se encontra fundeado em frente ao porto de Ensenada, na Riviera Mexicana.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella, Princess Cruises e Rui Minas Agostinho