De acordo com o Metro1, o MSC Sinfonia deve ficar em Salvador até novembro. O site, que é parte de grupo baiano que inclui também jornal e rádio, afirma que o navio da MSC Crociere ficará na Baía de Todos os Santos durante o período.
Ainda segundo o veículo, o Sinfonia procurou a capital baiana para se abrigar das ressacas no Rio de Janeiro, onde se encontrava desde março. O Metro1 também afirma que o governo local não autorizará o desembarque de tripulantes do navio.
A operação de cruzeiros na Bahia foi suspensa pelo governador Rui Costa em 17 março, com objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus.
O site ainda revela que cerca de 200 tripulantes estão a bordo, incluindo um grupo significativo de indianos. Sem considerar que os funcionários estão a bordo desde antes do início da pandemia de COVID-19, o Metro1 frisa que, hoje, “a Índia tem 46.433 casos confirmados de Covid-19 e mais de 1500 mortes”.
O MSC Sinfonia está no Brasil desde dezembro. Nessa semana, o navio deixou o Rio de Janeiro e segue, agora, para Salvador. De acordo com o sistema de AIS, deve chegar na capital baiana às 8h desta quinta-feira.
MSC Sinfonia desembarcou últimos passageiros em 15 de março
Até então em temporada pela América do Sul, o MSC Sinfonia encerrou seu último cruzeiro em 15 de março. Na ocasião, o navio desembarcou passageiros no Porto de Itajaí, após abortar sua travessia para a Europa.
A viagem, que tinha Veneza como destino final, acabou cancelada devido ao surto do novo coronavírus na Europa.
Ainda no dia 15, o navio partiu para o Rio de Janeiro, onde permaneceu até esta segunda-feira (4/5). No período, desembarcou a maior parte de sua tripulação, que, em condições normais, é composta por cerca de 720 pessoas.
Nas primeiras semanas no Rio, ficou atracado no Píer Mauá, depois seguiu para área de fundeio próxima à praia de Copacabana.
Com o agravamento da situação no Velho Continente e restante do mundo, outros cruzeiros foram cancelados, não só no Sinfonia, mas em toda a frota MSC. Atualmente, nenhum navio da companhia italiana realiza serviço comercial.
A companhia pretende voltar a operar em 11 de julho. O próximo cruzeiro do MSC Sinfonia está agendado para o mesmo dia e parte de Veneza.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Metro1) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella