Uma das nove marcas da Carnival Corporation, a Holland America Line (HAL) anunciou hoje a venda simultânea de quatro de seus navios. Com o anúncio, a companhia de cruzeiros premium voltará a operar após a parada com uma frota 25% menor.
Os gêmeos Maasdam e Veendam e os gêmeos Rotterdam e Amsterdam foram vendidos em pares. De acordo com a HAL, os navios serão transferidos para seus novos administradores já em 2020. Os dois primeiros deixam a frota já em agosto de 2020, enquanto o segundo par parte no último trimestre do ano.
A companhia não revelou quem são os compradores, enquanto a Cruise Industry News antecipa que ao menos um dos pares será operado por uma nova companhia de cruzeiros.
Como consequência das vendas, a Holland America reorganizou parte de sua frota e cancelou itinerários. Algumas das viagens que seriam realizadas pelos quatro navios agora acontecerão a bordo do Zaandam e do Volendam, que contam com design similar ao dos vendidos. Mais detalhes estão disponíveis no anúncio oficial da companhia.
S-Class conta com oito navios
Os dois navios, inclusive, serão os únicos derivados da S-Class que seguirão operando pela companhia norte-americana. Originalmente, a classe contava com oito unidades, incluindo evoluções. Hoje considerados de pequeno porte, os navios deste tipo contam com cerca de 60,000 toneladas e capacidade para cerca de 1,300 passageiros em ocupação dupla.
Além de Maasdam, Veendam, Rotterdam, Amsterdam, Zaandam e Volendam, também são parte da classe os antigos Ryndam e Statendam, que deixaram a frota da HAL em 2015. Hoje operados pela P&O Australia e pela Cruise & Maritime, eram os dois mais antigos, inaugurados em 1993 e 1994. O restante dos navios entrou em operação até 2000.
Todos foram construídos na Itália, pelo tradicional estaleiro Fincantieri, que também constrói os novos navios da companhia.
No ano passado, a Holland America Line já havia perdido um de seus navios, o Prinsendam. Sem os cinco navios, que deixarão a frota em um período de cerca de um ano, a companhia passará a operar um total de 10 navios.
As vendas são parta da estratégia da Carnival Corp de modernizar e otimizar a frota. No dia 10, a empresa afirmou que um total de 13 navios serão negociados nos próximos 90 dias, clique aqui para ver mais.
Oferta será restaurada com novo navio, diz companhia
A Holland America Line afirmou que a perda de oferta será compensada futuramente com a entrada em operação de novos navios. A companhia tem, no momento, um navio em encomenda, batizado Ryndam. Antes da pandemia de COVID-19, a embarcação tinha previsão de inauguração para maio de 2021.
“É sempre difícil ver qualquer navio deixar a frota, especialmente estes que contam com uma longa e figurativa história com nossa companhia”, disse Stein Kruse, CEO do grupo Holland America e da Carnival UK. “Entretanto, a Holland America Line tem um futuro brilhante pela frente que inclui os recentes adições da classe Pinnacle, com um terceiro navio do tipo entrando em operação no próximo ano que nos ajudará a oferta geral no mercado”, completou.
Já o presidente da Holland America Line, Gus Antorcha, reconheceu a importância que os navios vendidos tem com os clientes da companhia, mas destacou que a companhia seguirá oferecendo produto semelhante no restante da frota.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Holland America e Daniel Capella