A Carnival Corporation, maior empresa de cruzeiros do mundo, irá acelerar ainda mais o processo de aposentadoria de seus navios mais antigos.
Com prejuízo recorde devido à pandemia de COVID-19 e sua parada operacional, o grupo já havia definido que ia se livrar de seis unidades de sua frota. Nessa semana, a Carnival afirmou que irá vender ainda mais navios, chegando a um total de 13 ‘baixas’ ao final do processo.
Menores e mais antigos, os navios vendidos são menos eficientes, de acordo com a empresa. Além disso, já tinham sido selecionados para venda anteriormente, mas ainda deveriam seguir navegando com as nove marcas da Carnival por alguns anos, em processo de retirada gradual.
Juntos, os treze navios representam um total de 9% da capacidade da frota da Carnival Corporation que, além da Carnival Cruise Lines, controla a Holland America Line, a Princess Cruises, a Costa Crociere, a AIDA Cruises, a P&O Australia, a P&O Cruises, a Seabourn e a Cunard Line.
Costa Victoria e Oceana são primeiros a ser vendidos
Dois dos treze navios já foram identificados pela empresa e tiveram suas vendas concluídas. O Costa Victoria (foto) foi comprado pelo estaleiro San Giorgio del Porto em Junho, deixando a frota da Costa Crociere no final do mês passado. Clique aqui para ler mais.
Nessa semana, a P&O Cruises anunciou a venda do Oceana, com efeito imediato. O navio deixou a Inglaterra, país sede de sua companhia, e segue para a Grécia, onde deve ser entregue a seu novo proprietário – que ainda não foi revelado. Construído como Ocean Princess, o Oceana estreou em 2000. Posteriormente, em 2002, foi transferido para a frota da P&O.
Como consequência, os cruzeiros futuros previstos para os dois navios foram totalmente cancelados. As duas marcas irão balancear a perda de leitos em breve, com novas unidades de grande porte, que estão em construção no momento.
Em comunicado à imprensa, a Carnival Corp anunciou que, além destes, já existem acordos para venda de cinco navios e acordos preliminares para a venda de outros três.
As transações devem ser concluídas nos próximos 90 dias, quando os nomes das embarcações serão revelados.
A companhia ainda lembrou que outros quatro navios foram vendidos recentemente e não estão incluídos na lista revelada hoje. O Costa Mediterranea e o Costa Atlantica foram negociados com a China State Shipbuilding Corporation, que já tomou posse do Atlantica e recebe o Mediterranea no próximo ano.
Já o Pacific Aria e o Pacific Dawn foram vendidos para a Cruise & Maritime Voyages, que receberá ambos em 2021.
Enquanto rumores afirmam que os navios irão seguir diretamente para a sucata, Carnival ainda afirmou que a maioria seguirá operando.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de CIN) / Imagens (©) Copyright Rui Minas e Daniel Capella