Em mais um capítulo de sua retomada, a Costa Crociere cancelou todos os cruzeiros que estavam previstos até o final deste mês no Mediterrâneo. Até o final de dezembro, a região era a única que contava com um navio da companhia italiana em serviço. 

A operação, no entanto, estava suspensa devido a uma solicitação do governo local, que queria impedir viagens no período de festas. A previsão era que os cruzeiros voltassem a ocorrer a partir já no próximo dia 7, com o Costa Smeralda – maior navio da frota.  

Com a decisão de hoje, porém, os planos mudaram consideravelmente. Agora, a Costa pretende voltar a operar apenas no dia 31 de janeiro e com o Costa Deliziosa. O navio, consideralvemte menor, assumirá o itinerário italiano que vinha sendo realizado pelo Smeralda. 

Partindo de Savona, o navio visitará La Spezia, Cagliari, Messina, Nápoles e Civitavecchia. As viagens são exclusivas para o público local e contam com o novo protocolo de saúde e segurança da Costa, que inclui testagem de todos os passageiros e tripulantes antes do embarque. 

De acordo com a companhia, a decisão de extender a parada está relacionada com a pandemia de COVID-19 e a incerteza sobre restrições nas próximas semanas. Ainda de acordo com a Costa, as mudanças na programação visam oferecer aos passageiros a melhor experiência de cruzeiro possível. 

A companhia também disse que a decisão de usar o Costa Deliziosa está relacionada a flexibilidade, permitindo responder melhor a possíveis restrições no itinerário previsto. 

Com a decisão, a toda a frota da Costa – atualmente composta por 11 navios – seguirá sem operar comercialmente até o final do mês. 

Citando problemas de TI, AIDA também cancela cruzeiros

Outra empresa do Grupo Costa, a AIDA Cruises também se viu forçada a cancelar cruzeiros para a época de Ano Novo. O motivo, no entanto, foi diferente. 

A companhia alemã está enfrentando problemas em seu departamento de TI desde o último dia 26. Na ocasião, a imprensa do país afirmou que um ataque hacker bloqueou toda a comunicação da AIDA com seus passageiros, além da utilização de sistemas operacionais nos navios e em terra. 

Assim, os dois únicos navios da companhia que estavam em serviço – AIDAperla e AIDAmar – voltaram a ficar inativos na última semana do ano.

Com seus canais prejudicados, a AIDA disse também que entrará em contato com os passageiros afetados assim que for possível. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com info de Cruise Industry News e Seatrade) / Imagens (©) Copyright Costa e Meyer Werft

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *