O Costa Fascinosa encontra-se em estaleiro desde o último dia 14. Sem operar comercialmente desde 2020, o navio da Costa Cruzeiros está atualmente em uma doca-seca em Trieste, no norte da Itália.
Escalado para a próxima temporada brasileira, o navio passa por manutenção regular, além de trabalhos técnicos. Preparativos para a retomada de operações e adaptações necessárias para os novos protocolos de saúde também devem ser realizados no período.
Após mais de 21 meses fora de serviço, o Costa Fascinosa deve receber seus primeiros passageiros em 29 de novembro, no Porto de Santos. O último cruzeiro realizado pelo navio, inclusive, partiu do mesmo porto em 14 de março do ano passado.
Com as saídas seguintes canceladas devido à pandemia de COVID-19, a embarcação permaneceu em quarentena em Santos até o final de abril.
Apesar de ter partido para a Itália ainda em junho de 2020, o navio continuou sem realizar cruzeiros. Na Europa, enquanto outros navios da frota da Costa voltavam a navegar, permaneceu imobilizado em portos italianos e também nas Ilhas Canárias.
Última revitalização em 2019
Construído em 2012, o Costa Fascinosa esteve em estaleiro pela última vez em novembro de 2019. Na doca-seca do Chantier Naval de Marseille, em Marselha, na França, passou pela maior reforma de sua carreira.
A revitalização incluiu modificação e modernização de áreas internas, além de atualização de sistemas e melhorias técnicas.
Com capacidade para cerca de 3 mil passageiros em ocupação dupla, o Costa Fascinosa foi construído na Itália. Gêmeo do Costa Favolosa, tem cerca de 115 mil toneladas, além de 290 metros de comprimento e 35 de largura.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright CNDM e Daniel Capella
Como ficarão os itinerários do Fascinosa, já que não foram autorizados cruzeiros para o Prata?
Parece que, ao contrário da MSC que mudou seus itinerários e cancelou a vinda dos dois navios que fariam o Prata, a Costa continua vendendo esses cruzeiros. Isso pode dar confusão…
O rolo já está feito. A Costa também está vendendo o Fascinosa para os argentinos, Argentina – Brasil.
Se eles não conseguirem autorização, acredito que o navio nem venha. Caso a Costa consiga, quem vai
reclamar é a MSC, com justa razão.
Li no Panrotas turismo, agora mesmo, que vão editar uma portaria liberando os cruzeiros para o Uruguaia e Argentina.
Qual será a atitude da MSC?
Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul aprova a liberação dos cruzeiros.