Informações atualizadas em 1 de Novembro de 2021
Após mais de um ano sem operar em águas nacionais devido a pandemia de COVID-19, Costa e MSC planejam para 2021/2022, uma grande temporada de cruzeiros no Brasil. Únicas com roteiros de cabotagem previstos para o país na próxima estação, as companhias pretendem operar cinco navios por aqui, entre novembro e abril.
Partindo de Santos, Rio de Janeiro, Itajaí, Salvador e Maceió, os navios tem previstos itinerários em águas nacionais. Os itinerários incluem paradas em destinos como Cabo Frio, Ilhéus, Angra dos Reis e Porto Belo.
De acordo com a CLIA, as embarcações devem ofertar cerca de 550 mil leitos, além de mais de 100 cruzeiros em águas nacionais e 500 escalas no país. No contexto da pandemia, as viagens devem ser operadas com novos protocolos de saúde e segurança, que foram aprovados recentemente pelas autoridades competentes.
Para ver uma previsão de como os novos protocolos devem funcionar e seus principais pontos, clique aqui ou na miniatura a baixo.
Veja os critérios e protocolos definidos pela Anvisa para retomada dos cruzeiros
Confira detalhes da operação das companhias e seus navios:
Costa Cruzeiros
Surpreendendo o mercado, a Costa Cruzeiros trará o maior navio de sua história para a próxima temporada brasileira. Construído na Finlândia, o Costa Smeralda foi inaugurado em 2019 e tem capacidade para mais de 6.500 passageiros. Com quase 200.000 toneladas, será também o maior navio da história a realizar cruzeiros no país.
Além do Smeralda, retorna ao Brasil o Costa Fascinosa, para embarques em Santos, Rio de Janeiro e também, pela primeira vez, em Itajaí. Outro destaque da temporada é sua duração, uma das maiores dos últimos tempos. A Costa planeja ter seus navios em águas nacionais do começo de novembro a meados de abril.
Confira, em ordem de chegada, os navios da temporada da Costa:
1. Costa Fascinosa
Capacidade: 3.012 passageiros (em ocupação dupla)
Ano de Construção: 2012
Tonelagem: 114.500 toneladas brutas
Porto-base: Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Itajaí (SC)
Roteiros: Antes dedicado a roteiros ao Prata, o Costa Fascinosa agora irá realizar cruzeiros exclusivamente em águas nacionais. Partindo de Santos, Rio de Janeiro e Itajaí, visita destinos populares no Sul e Sudeste, incluindo Angra dos Reis, Ilha Grande, Ilhabela e Búzios
Primeiro Cruzeiro: 29 de Novembro
Período no Brasil: Novembro a Abril
Para ver mais características do navio, além de fotos de seus exteriores e áreas públicas, clique aqui ou na miniatura a baixo.
2. Costa Smeralda
Capacidade: 5.224 passageiros (em ocupação dupla)
Ano de Construção: 2019
Tonelagem: 182.700
Porto-base: Santos (SP) e Salvador (BA)
Roteiros: Bahia
Primeiro Cruzeiro: 20 de Dezembro
Período no Brasil: Dezembro a Abril
Para ver mais características do navio, além de fotos de seus exteriores e áreas públicas, clique aqui ou na miniatura a baixo.
MSC Cruzeiros
Após revisar seus planos em outubro, a MSC planeja uma temporada brasileira com três navios, incluindo o MSC Seaside – um dos maiores da frota. Inaugurada em 2017, a embarcação chega ao Brasil pela primeira vez para roteiros ao Nordeste e também mini-cruzeiros pelo Sul e Sudeste.
Para se adequar à portaria de retomada, a companhia também anunciou mudanças e cancelamentos de roteiros internacionais antes previstos.
Confira, em ordem de chegada dos navios, como ficou a temporada da MSC:
1. MSC Preziosa
Capacidade: 3.500 passageiros (em ocupação dupla)
Ano de Construção: 2013
Tonelagem: 140.000 toneladas brutas
Porto-base: Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ)
Roteiros: Mini-cruzeiros para o Sudeste e Sul desde Santos, além de Nordeste, Sul e Sudeste partindo do Rio de Janeiro com escalas em Ilha Grande, Cabo Frio, Ilhabela, Porto Belo e Balneário Camboriú, Ilhéus, Salvador e Maceió
Primeiro Cruzeiro: 5 de Novembro (fretamento)
Período no Brasil: Novembro a Abril
Para ver mais características do navio, além de fotos de seus exteriores e áreas públicas, clique aqui ou na miniatura a baixo.
2. MSC Seaside
Capacidade: 4.140 passageiros (em ocupação dupla)
Ano de Construção: 2017
Tonelagem: 154.000 toneladas brutas
Porto-base: Santos (SP), Salvador (BA) e Maceió (AL)
Roteiros: Nordeste com base em Santos; roteiro inverso partindo de Alagoas e Bahia em algumas datas. Escalas incluem Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Salvador e Maceió
Primeiro Cruzeiro: 1 de Dezembro
Período no Brasil: Dezembro a Março
Para ver mais características do navio, além de fotos de seus exteriores e áreas públicas, clique aqui ou na miniatura a baixo.
3. MSC Splendida
Capacidade: 3.300 passageiros (em ocupação dupla)
Ano de Construção: 2009
Tonelagem: 133.500 toneladas brutas
Porto-base: Santos (SP)
Roteiros: Cruzeiros de sete noites para Porto Belo, Balneário Camboriú, Ilhabela e Cabo Frio
Primeiro Cruzeiro: 16 de Dezembro
Período no Brasil: Dezembro a Março
Para ver mais características do navio, além de fotos de seus exteriores e áreas públicas, clique aqui ou na miniatura a baixo.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Costa (Smeralda) e Daniel Capella (todas as outras)
Eu acho um absurdo os cruzeiros retornarem neste ano de 2021. Trarão uma porção de estrangeiros para cá e aglomeração com 70%de ocupação.
O vírus não está controlado no Brasil além de ter pessoas morrendo mesmo com a imunização completa.
E a variante Delta?
Olá Ana Maria,
A variante Delta certamente é uma preocupação e deve ser levada em consideração pelas companhias. Já a questão dos estrangeiros não chega a ser um problema significativo. Por serem quase totalmente voltados ao mercado nacional, os cruzeiros no Brasil só operam com brasileiros e, a grande maioria, em roteiros pelos portos do país. O único porém são as tripulações, mas estas podem, se for o caso, passar por quarentena dentro dos próprios navios antes do início da temporada
Diariamente milhares de pessoas estão viajando de avião pelo país inteiro e exterior, fora os onibus, trens e carros, porque a preocupação é sempre com os navios.
O maior problema que eu acho, serao os tematicos, com festas e muita aglomeraçao e sem mscaras com certeza.. ai ja viu né? Espero que a anvisa tome providenciaslui
Demoro muito a autorização da temporada. O mundo está liberando gradativamente e com isso, não havia motivo para não ser liberado. Aja vista que abrirá posto de trabalho para muitos que devido a pamdemia perderam seus empregos (Me incluo nesse grupo),