A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão definitiva da atual temporada de cruzeiros no Brasil. De acordo com o órgão, a medida é “necessária à proteção da saúde da população”.

A recomendação é dirigida ao Ministério da Saúde e à Casa Civil da Presidência da República e foi enviada na tarde desta quarta-feira (12/1). 

documento encaminhado havia sido concluído no dia anterior e contém apresentação do cenário epidemiológico de Covid-19 dos cinco navios da temporada 2021/2022, incluindo as intercorrências ocorridas, por embarcação, desde o início de suas operações em território nacional.

“Os protocolos definidos pela Anvisa para operação dos navios de cruzeiro no Brasil trouxeram dispositivos que permitiram acompanhar o cenário epidemiológico nas embarcações durante quase dois meses e foram fundamentais para se identificar rapidamente a alteração no número de casos a bordo na penúltima semana epidemiológica de 2021”, disse a Anvisa. 

Por este motivo, em 31 de dezembro de 2021, diz a Anvisa, o aumento exponencial de casos especialmente entre tripulantes, levou a agência a recomendar a suspensão temporária de navios de cruzeiro.

Inicialmente preventiva, a parada tinha o objetivo de aguardar a disponibilização de mais dados para avaliação do cenário epidemiológico.

“Desde a recomendação de suspensão temporária, a Anvisa vem avaliando a evolução do cenário epidemiológico do SARS-CoV-2 a bordo dos navios e também no Brasil e no mundo. Observa-se que o cenário tem se tornado ainda mais desafiador tendo em vista, em especial, o aumento vertiginoso do número de casos nas embarcações e no Brasil”, acrescentou a Agência.

A Anvisa entende, portanto, que o cenário atual é desfavorável à continuidade das operações dos navios de cruzeiro.

“Nesse sentido, com fundamento no princípio da precaução e a partir de todos os dados disponíveis, recomendou a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, como ação necessária à proteção da saúde da população”, diz o órgão sanitário.

4 Comentários

  1. TODOS DA ANVISA SÃO INCOMPETENTES ENTÃO SUSPENDAM TAMBÉM OS VOOS, OS METRÔS E ÕNIBUS LOTADOS, SUSPENDAM O CARNAVAL, VOCÊS QUEREM É PROPINA PORQUE NAVIO RENDE MUITA GRANA, EU NÃO SOU IDIOTA E VO DENUNCIAR E ENTRAR NA JUSTIÇA CONTRA A ANVISA E SEUS DIRIGENTES; PORQUE SUSPENDER SÓ OS NAVIOS QUE GERAM EMPREGOS, DIRETOS E INDIRETOS E MOVIMENTA A ECONOMIA? NÃO VAMOS ACEITAR QUE A ANVISA COMETA ESSE ABSURDO, #FORAANVISA SE FOR PARA SUSPENDER VÃO TER QUE SUSPENDER TUDO OU VAMOS AS ULTIMAS CONSEQUENCIAS PARA ACABAR COM ANVISA INÚTIL E INCOMPETENTE

    1. Menos, amigo. Infelizmente a temporada de cruzeiros no Brasil já estava iniciada quando a variante Ômicron caiu em cheio sobre nós e está fazendo estragos em todas as áreas, inclusive agravada pelo inesperado surto de influenza. Em questão de dias o cenário, que estava até favorável à retomada em diversas áreas, mudou totalmente. Hospitais e pronto socorros lotados novamente, companhias aéreas cancelando centenas de voos por falta de tripulação… Várias cidades já cancelaram o Carnaval (ainda bem), e em vários lugares já se pensa em voltar com lockdown e isolamento forçado. A área de cruzeiros é crítica num momento como esse porque são milhares de pessoas num espaço limitado e com ventilação forçada (ar condicionado), condições que facilitam a transmissão de qualquer vírus (não só COVID, lembremos que em 2019 houve um surto de sarampo nos navios da MSC). Não é momento de pensar em lazer e vamos precisar de muita sorte para sair dessa.

  2. Os caras comparam 7 dias sem máscara num navio com uma viagem de 10 minutos de ônibus com 50~70 pessoas e falam mal da Anvisa. Anvisa sempre foi muito exigente nas questões sanitárias muito antes da pandemia, só agora que os inocentes descobriram q ela existe…

    1. Os caras comparam (e veem mais risco em) meia dúzia de navio que movimentam tipo dez mil pessoas em uma semana com centenas de milhares de avioes e ônibus que movimentam milhões de pessoas por dia e operam sete dias por semana… kkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *