Após suspender operações até, pelo menos, o final de abril, a Crystal Cruises deve deixar de existir. Operando cruzeiros de luxo, a companhia conta com uma frota de oito navios de cruzeiro, incluindo cinco embarcações fluviais.
Dois destes navios, o Crystal Serenity e o Crystal Symphony, foram detidos nas Bahamas no último dia 5. As embarcações foram arrestadas como garantia após ações judiciais de credores que reclamam valores não só da Crystal, mas também da Genting Hong Kong.
A empresa asiática havia comprado a Crystal em 2015, mantendo-a como uma de suas filiais até o começo deste ano, quando entrou em processo de liquidação.
Quarta maior operadora de cruzeiros do mundo, Genting Hong Kong entra em processo de liquidação
Desde então, a companhia de alto padrão, que serve principalmente o mercado norte-americano, passou a enfrentar problemas. Sem caixa, a Crystal se viu forçada a suspender embarques em toda a sua frota e passou a conviver com o fantasma das cobranças.
Um de seus credores é a Peninsular Petroleum Far East, uma fornecedora de combustível marítimo que alega ter cerca de 5 milhões de dólares a receber da Genting Hong Kong.
A empresa já havia conseguido, em janeiro, um mandato para apreender os navios da Crystal nos Estados Unidos. Na ocasião, para evitar detenção de seus navios, a companhia havia desviado seus roteiros para as Bahamas.
A artimanha, no entanto, acabou se tornando pouco efetiva, já que os navios acabaram sendo arrestados no arquipélago caribenho cerca de duas semanas depois.
Marca deve deixar de existir
Após 30 anos oferecendo cruzeiros de luxo ao redor do mundo, a Crystal deve deixar de existir. De acordo com a imprensa especializada, os administradores da liquidação da Genting Hong Kong não tem intenção de manter a unidade do operador.
Em vez disso, devem vender seus ativos, a começar pelos navios e cartela de clientes.
Como consequência, os escritórios da companhia ao redor do mundo estão sendo fechados, enquanto os funcionários em terra estão sendo dispensados.
A informação foi confirmada em anúncio realizado para os tripulantes que seguem a bordo.
“Fui informado que todo o escritório norte-americano da Crystal Cruises está sendo fechado”, teria dito o comandante de um dos navios, de acordo com a Cruise Industry News.
Enquanto isso, a V. Ships Leisure, empresa de terceirização que oferece serviços de manutenção e gestão de navios de cruzeiro, deve assumir os navios da marca.
Além do Serenity e do Symphony, que estão detidos em Freeport, a V. Ships deve assumir o Crystal Endeavor, novo navio de expedição da companhia que está atracado em Montevideo, no Uruguai.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella