Flashback: relembre como era a frota da MSC Cruzeiros em 2000

0
Em foto de Edson Lima, Melody é visto no Rio de Janeiro durante uma de suas temporadas brasileiras

Hoje uma das maiores companhias de cruzeiro do mundo, a MSC Cruzeiros tinha uma frota modesta no começo dos anos 2000. Recém-lançada, a companhia operava quatro navios na época, todos de segunda mão e pequeno porte. 

Neste especial, o Portal WorldCruises.com volta no tempo e lista as embarcações, além de suas histórias e destinos. 

Symphony

Construção: 1951
Tonelagem bruta: 15.889
Capacidade de passageiros em ocupação dupla: 845
Último cruzeiro pela MSC: 2000

Um veterano dos mares, o Symphony já se despedia da frota em 2000. Construído nos anos 1950, a embarcação navegou pela companhia italiana por pouco tempo – apenas seis anos.

Antes operado por várias companhias – incluindo a Costa Cruzeiros, foi adquirido pela então Star Lauro. A marca, que seria rebatizada MSC Cruzeiros no ano seguinte, adicionou o navio a sua frota em 1994. 

Após ser vendido em abril de 2000, o Symphony ainda navegou pela Golden Sun Cruises antes de ser enviado para sucateiros indianos no final do ano seguinte.   

Monterey

Construção: 1952
Tonelagem bruta: 20.046
Capacidade de passageiros em ocupação dupla: 661
Último cruzeiro pela MSC: 2006

Outro veterano, o Monterey foi operado pela companhia até meados de 2006. Também adquirido pela Starlauro, o navio havia entrado na frota em 1990 após cerca de quatro décadas operando majoritariamente nos Estados Unidos. 

De construção norte-americana, a embarcação estreou como um navio cargueiro em 1952. Ainda nos anos 1950, foi convertida para a operação de cruzeiros, passando a navegar oferecer viagens de lazer no Havaí e Pacífico. 

Enfrentando problemas em seus motores a vapor, foi imobilizado na Itália após encerrar seus últimos cruzeiros pela MSC. Ainda em 2006, deixou a Europa rumo a Índia, onde foi desmontado. 

Rhapsody 

Construção: 1974
Tonelagem bruta: 17.095
Capacidade de passageiros em ocupação dupla: 812
Último cruzeiro pela MSC: 2009

Um dos primeiros navios da MSC Cruzeiros a operar no Brasil, o Rhapsody foi adquirido pela companhia em 1995. Construído para a Cunard Line nos anos 1970, a embarcação permaneceu na frota até 2009. 

De pequeno porte, realizou cruzeiros no Mediterrâneo, Norte Europeu, América do Sul e África do Sul antes de ser vendido para a israelense Mano Maritime. Renomeado Golden Iris, navegou pela companhia em roteiros voltados ao público local até  2018. 

Apesar de ter sido substituído por um navio maior e mais moderno, não foi vendido pela Mano até este momento. Atracado na Grécia há quatro anos, foi recentemente renomeado Gold Club em 2021, mas seguiu na mesma situação. 

Melody 

Construção: 1982
Tonelagem bruta: 35.143
Capacidade de passageiros em ocupação dupla: 1.062
Último cruzeiro pela MSC: 2013

Também popular no mercado brasileiro, o Melody foi o navio clássico da MSC Cruzeiros que mais tempo permaneceu na frota. Após ser adquirido em 1997, só deixou a frota no começo de 2013. 

No período, realizou diversas temporadas no Brasil. A última foi a 2009/2010, quando ofereceu itinerários exclusivamente pelo Nordeste, partindo de portos como Salvador, Recife e Maceió

Construído nos anos 1980 para a Home Lines, foi também operado pela Premier Cruises e acabou sendo desmontado após deixar a frota da MSC. Antes, no entanto, passou diversos anos abandonado por seus novos proprietários, a indiana Sahara India Pariwar.

Chegou, até mesmo, a naufragar parcialmente, precisando de uma operação resgate e reflutuação antes de seguir para os sucateiros. 

As imagens dos navios neste post são do site inglês Simplon Postcards

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui