De acordo com comunicado à imprensa, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), responsável pela administração do Porto do Rio de Janeiro, vem trabalhando em parceria com o Pier Mauá, para atender à próxima temporada. 

Com início marcado para o próximo dia 28, a estação promete ser a maior dos últimos 10 anos. Até 17 de abril de 2023, o terminal carioca aguarda a chegada de 500 mil cruzeiristas, que chegam em mais de 30 navios.

Entre as medidas já realizadas pela autoridade portuária no terminal de cruzeiros estão a manutenção perene das defensas, bem como a avaliação e substituição dos cabeços de amarração danificados nos berços de atracação.

A companhia também desenvolveu  projeto de dragagem com o intuito de garantir calado operacional adequado e uniforme para os navios de passageiros em toda a extensão do cais do terminal. 

Para este projeto de dragagem, o Pier Mauá promoveu um levantamento batimétrico da área e diversos levantamentos hidrográficos. Tais estudos serviram de base para a autoridade portuária realizar a licitação e a contratação dos respectivos serviços de dragagem, que serão iniciados este mês.

A Docas do Rio também destacou a participação do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), que desenvolveu a Composição de Preços Unitária (CPU), necessária para a realização do projeto.  

“Cabe ressaltar que Docas do Rio está em processo de execução do projeto de pavimentação do cais da Gamboa, uma intervenção que trará mais segurança e conforto aos cruzeiristas. Isso porque, quando o número de navios simultâneos supera a capacidade de atracação do nosso cais, é necessário utilizarmos também o cais público”, comenta Marcello Chagas, responsável pela operação marítima do Pier Mauá. 

Segundo o diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, “com as medidas adotadas, a autoridade portuária espera que a temporada de cruzeiros 2022/2023 seja um sucesso e atinja níveis ainda mais elevados de satisfação”. 

“É preciso constante modernização do Terminal Internacional de Cruzeiros para oferecermos sempre mais conforto, segurança e facilidades aos turistas que nos visitam”, complementa Américo Relvas, diretor de operações do Pier Mauá.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Pier Mauá) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *