Novo MSC Euribia é entregue por estaleiro e entra em operação na França

0
MSC Euribia
MSC Euribia foi construído no estaleiro Chantiers de l'Atlantique, em St. Nazaire, na França

Mais novo navio da frota da MSC Cruzeiros, o MSC Euribia foi entregue pelo estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique no último dia 31.

Após mais de dois anos em construção, o navio passa agora a integrar oficialmente a frota da companhia. Em cerimônia organizada no próprio estaleiro, tanto a MSC Cruzeiros como o Chantiers de l’Atlantique celebraram a conclusão da construção da embarcação. 

Quinto navio da classe Meraviglia, o MSC Euribia é também um dos maiores da frota, com capacidade para mais de 6,3 mil passageiros. Segundo a MSC, o maior destaque do navio, no entanto, é sua capacidade de operar com baixo impacto ambiental. 

Operações de baixo impacto 

Assim como o MSC World Europa, o Euribia é movido a GNL, o gás natural liquefeito. De acordo com a companhia, o combustível é atualmente o mais limpo disponível em alta escala para operações marinhas. 

O navio também possui outras tecnologias ambientais, incluindo sistema avançado de tratamento de águas residuais e gerenciamento de resíduos.

O projeto da embarcação, disse a MSC, foi pensado no futuro e permite eventual incorporação de inovações sustentáveis adicionais, como combustíveis sintéticos neutros em carbono e outras alternativas. 

O MSC Euribia também representa um avanço em relação aos navios anteriores da sua classe, acrescentou a companhia.

“Com maior índice de eficiência energética, a expectativa é que ele seja o navio de cruzeiro com o melhor desempenho do mundo, superando os requisitos mais recentes do IMO Energy Efficiency Design Index”, disse a MSC em comunicado de imprensa. 

Pierfrancesco Vago

Ainda de acordo com a companhia, o Euribia emite até 19% menos gases de efeito estufa por passageiro, por dia, em comparação com os outros navios da mesma classe que utilizam combustíveis marítimos convencionais. O número é equivalente a 44% menos emissões de gases de efeito estufa (GEE) por hóspede por dia quando comparado com os navios construídos há apenas 10 anos.

“Com a entrega do MSC Euribia, demos mais um grande passo em direção à nossa meta de zero emissões líquidas de GEE. Juntamente com suas muitas inovações ambientais, o MSC Euribia apresenta um design verdadeiramente inovador em eficiência energética, que proporcionará uma enorme redução nas emissões de GEE ao longo de sua vida útil”, disse Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC. 

O compromisso com o meio ambiente é destacado na arte de casco do navio. Assinada pelo alemão Alex Flaeming, a pintura foi escolhida em um concurso promovido pela MSC em 2021 e conta com representações da fauna marinha. 

MSC revela arte de casco do novo MSC Euribia

Temporada inaugural 

Após a cerimônia de entrega, o MSC Euribia entrou em operação neste final de semana, com um cruzeiro pré-inaugural entre o porto francês de St. Nazaire – onde foi construído – e Copenhagen, na Dinamarca. 

MSC Euribia
Cerimônia de entrega do MSC Euribia

No próximo dia 8, o navio será batizado pela madrinha da frota da MSC Cruzeiros, Sophia Loren, em cerimônia que marca o início de sua temporada inaugural. 

No dia 10, o MSC Euribia inicia seus cruzeiros comerciais com um itinerário de sete noites pelos Fiordes Noruegueses. Partindo tanto de Copenhagen como de Kiel, na Alemanha, o roteiro será realizado durante toda o verão europeu. 

Para ver mais sobre o navio e suas características, clique aqui ou no link a baixo. 

MSC Euribia

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de MSC Cruzeiros) / Imagens (©) Copyright MSC Cruzeiros

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui